A liderança de alta performance permite obter o máximo de desempenho dos times e o desenvolvimento de pessoas em consonância aos propósitos da organização
Por Editorial GesSaúde
A liderança de alta performance é a habilidade de desenvolver pessoas e times para a obtenção dos resultados organizacionais. Mais que liderar, é ter estratégias que facilitem a trajetória dos colaboradores rumo às entregas de forma eficiente e duradoura. Mudar a cultura e a compreensão de liderança é o principal desafio para o gestor evoluir e ser reconhecido por essa abordagem.
Uma das missões do líder de alta performance é fazer com que as pessoas executem tarefas de resultados exponenciais. Na Saúde, a busca por inovação acontece cotidianamente – para não dizer minuto a minuto. É preciso compreender o momento de cada colaborador, as metas e objetivos pelas quais é responsável. E, assim, promover ações que facilitem a jornada de crescimento.
Em contraponto com os perfis tradicionais de liderança, a alta performance se aproxima do ato de servir os colaboradores – estar mais próximo e atender às suas necessidades. Porém, assim como tudo na Saúde, é preciso ter estratégia. O engajamento deve acontecer de forma orgânica: as pessoas se espelham no perfil profissional do líder e na forma como ele está coeso com os propósitos da organização de Saúde.
Reconhecimento
Por ser fomentador de resultados e eficiência, o moderno perfil de líder também é reconhecido pela alta administração por somar características como:
- Comunicação empática e eficiente;
- Consciência emocional;
- Orientação para resultados;
- Autoridade democrática;
- Capacidade para desenvolver talentos;
- Adaptabilidade;
- Equilíbrio emocional para tomada de decisões.
Com a empresarialização da Saúde, profissionais que desenvolvem suas equipes são valorizados e altamente requisitados. É importante compreender essa movimentação. Afinal, trata-se de um setor feito por pessoas que cuidam de outras. E os resultados empresariais dependem da sinergia e convergência de bons relacionamentos na operação dos negócios.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.