Percepções e sentimentos refletem na entrega dos resultados, por isso, é fundamental investir na boa experiência do colaborador
Por Editorial GesSaúde
Já parou para analisar como é a trajetória de seus colaboradores dentro da instituição? As pessoas têm anseios e passam por mudanças diversas. Ao ingressar em uma organização de Saúde, depositam projetos profissionais e pessoais. Quando o relacionamento entre equipes está desequilibrado, por exemplo, os resultados ficam comprometidos e a alta gestão mira diretamente na atuação do gestor e líder. Por isso, desenvolver uma boa experiência do colaborador é fundamental para ser reconhecido e se destacar na Saúde.
E com a crise provocada pela pandemia da Covid-19, diversos desafios entraram em cena. Por exemplo:
- Adaptação ao home office
- Contratação remota de colaboradores que estão, inclusive, em outros estados do País;
- Novas dinâmicas de relacionamento entre áreas;
- Maior participação da vida doméstica do colaborador na condução das rotinas.
Ao assumir uma equipe, o líder deve compreender a diversidade de perfis que vai gerenciar. Para melhorar a experiência do colaborador, é fundamental auxiliar as pessoas no processo de adaptação aos novos desafios. E portanto o gestor também deve estar preparado para encarar o ambiente transformador. Isso implica em somar as experiências de operação com atualização profissional e de habilidades gerenciais.
Feedbacks
Pensando ainda no relacionamento com os liderados, é imprescindível apresentar retornos que consideram suas características individuais. Ao compreender o momento de cada pessoa dentro da organização, o gestor se comunica melhor, adquire confiança, credibilidade e engajamento.
Mapeamento
Outra forma de melhorar a experiência do colaborador é mapear sua jornada. Considere todas as etapas de desenvolvimento, do ingresso até o desligamento da organização. Essas informações devem ser analisadas dentro do contexto atual da instituição. Assim, será mais fácil enxergar quais são as melhorias para o gerenciamento das equipes e retenção de talentos.
Conforme o mercado se transforma, novas gerações começam a fazer parte das organizações de Saúde. Portanto, o gestor se destaca pela experiência do colaborador ao manter atualizados seus conhecimentos de gestão, intimidade com as novas tecnologias e, principalmente, novos modelos de relacionamento no mundo digital.
Aumente a atenção aos seus liderados, se atualize profissionalmente e conquiste novas oportunidades nesse setor que está cada vez mais competitivo.
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.