Gestão de Pessoas

Empoderamento das pessoas é palavra de ordem

Envolver as pessoas em todos os níveis de tomada de decisão exige uma cultura de empoderamento alinhada à comunicação e aos novos modelos de trabalho

Por Roberto Gordilho

No contexto corporativo, o empoderamento (ou empowerment, do inglês) se refere a um modelo de gestão de pessoas no qual elas têm maior poder de decisão e autonomia dentro da instituição. Envolve uma mudança significativa do mindset tanto das lideranças, quanto das equipes no tocante à execução das rotinas e análise dos processos administrativos. Nesse ponto de vista, a cultura organizacional deve considerar o nível de maturidade profissional individual de cada membro da equipe, fornecer infraestrutura, dados e o ambiente de trabalho necessários para a tomada de decisão mais assertiva. 

Quando o empoderamento das pessoas é fortalecido de maneira estratégica, obtêm-se resultados com maior eficiência e o clima organizacional sofre uma mudança drasticamente positiva. Afinal, pessoas mais confiantes, orientadas e respaldadas por uma liderança fortalecida tomam atitudes voltadas para reduzir tempo de serviço e aumentar a qualidade das entregas. Outro valor que fomenta essas atitudes é o desejo de crescer juntamente com a organização.

Os valores do empoderamento podem ser agrupados em quatro pilares estratégicos. 

Liderança

Liderar não é um cargo. Trata-se muito mais de um direito que as pessoas concedem a um indivíduo dentro da empresa. Ou seja, o bom líder não é apenas o profissional que assume tal posto. Ele age para que as pessoas queiram ser lideradas e se sintam à vontade para tomar atitudes em prol do sucesso de toda a equipe e, por consequência, da organização de Saúde. 

No desenvolvimento do empoderamento, o líder:

  • Contribuiu com o compartilhamento dos princípios e objetivos do negócio; 
  • Entende o perfil de cada liderado para promover uma comunicação clara e eficaz;
  • Compreende que cada pessoa tem seus próprios objetivos e abre caminho para que elas conquistem suas metas pessoais alinhadas às metas da organização; 
  • Lidera pelo exemplo; 
  • Atua de maneira transparente, compartilhando dados e informações da operação para que cada membro da equipe tenha uma ideia clara do que é preciso para reduzir custos, tempo, desperdícios, ampliar a qualidade das entregas e agregar valor aos resultados finais. 

Assim, o líder não só conquista a confiança das pessoas. Elas próprias sentem-se mais confiantes para atuarem de forma autônoma.

Motivação genuína

Motivar é uma das estratégias fundamentais para conceder empoderamento para os colaboradores. Então, se é uma estratégia, não pode ser encarada como um valor meramente filosófico. Para motivar as pessoas a entregarem o máximo de suas habilidades, é preciso apresentar um terreno fértil e que permita atitudes inovadoras. Os propósitos e objetivos da organização de Saúde são compartilhados de forma clara com todos os times. O envolvimento é ampliado ao mesclar os objetivos organizacionais com as pretensões e projeções de cada membro dos times. 

Para isso, é preciso abandonar o modelo ODS (Organizar, Delegar e Supervisionar) de gerenciar equipes. Não se trata de abandonar cegamente as estruturas dos processos e eliminar obrigações, prazos e comprometimento. Trata-se de aproximar as pessoas para os objetivos do negócio levando em consideração a atuação de cada área para a obtenção dos resultados. As pessoas devem ser motivadas a contribuir com o sucesso geral do empreendimento. E, para tanto, é importante que elas saibam a importância de seu papel e como podem contribuir também para o seu próprio desenvolvimento dentro da organização.

Os acertos e as novas ideias são incentivadas e até premiadas. Os erros, quando acontecem, são transformados em exemplos e aprendizado para melhoria conjunta do time. 

Desenvolvimento

Esse pilar está relacionado ao que a organização pode oferecer para que as pessoas atuem de forma autônoma e com responsabilidade. Novamente entram aqui os anseios particulares dos indivíduos associados com os objetivos da instituição. Treinamentos e capacitações constantes permitem que a operação das rotinas ganhe eficiência. Os colaboradores, por sua vez, encontram nessa estratégia trilhos para desenvolver novas habilidades, encontrar áreas de atuação mais complexas e evoluir suas carreiras. É uma troca com ganhos mútuos. 

Poder

Todos os pilares do empoderamento não atuam de forma desconexa para permitir o empoderamento das pessoas. Com uma boa liderança, incentivos motivacionais, oportunidades de desenvolvimento profissional, os times encontram dentro do negócio um ambiente acolhedor de atitudes inovadoras. O poder e a autoridade são concedidos de forma natural. A autoconfiança cresce à medida que as pessoas se percebem importantes para o resultado final. 

O empoderamento acontece individualmente. Porém, seus benefícios, a sinergia que ele gera, é percebida por todo o coletivo. Para a gestão, além de otimizar a produtividade e instigar a criatividade, o empoderamento das pessoas também permite a descoberta e retenção de talentos, contribuindo sobremaneira para a continuidade da inovação para o negócio. 

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