A comunicação na liderança é primordial para motivar pessoas e alcançar resultados de excelência na organização. Vem saber mais sobre o tema neste artigo
Por Roberto Gordilho
Imagine a seguinte situação: uma equipe está diante de um projeto de transformação digital crucial na organização de Saúde. No entanto, a liderança desse projeto não sabe delegar, não repassa as informações com consistência para a equipe fazer o trabalho, não tira dúvidas, não acompanha o andamento das atividades e processos. Ela simplesmente se fecha dentro da sala e espera que todos entreguem o resultado de forma mágica. E ainda cobra as pessoas por isso.
Dá pra imaginar que essa daí é a fórmula pro insucesso, não é mesmo?
Pois boa parte do problema aí é justamente de comunicação – ou falta dela, no caso. Sem comunicação, não há liderança possível. Ou até há, mas é uma liderança baseada em comando e controle que a gente já sabe que não funciona mais na Saúde. Que aliás, não funciona mais em nenhum setor.
As pessoas precisam ser engajadas, motivadas, sentir-se parte do projeto e da entrega para que ele, de fato, saia do papel e obtenha sucesso. Pessoas motivadas entendem o valor de cada entrega para o todo, compreendem bem o seu papel para garantir o melhor desfecho no cuidado ao paciente – que deve ser, sempre, o foco máximo de uma instituição de Saúde. E o papel do líder em toda essa trajetória é primordial.
Quer saber, então, como desenvolver a comunicação na liderança? Vamos às minhas dicas:
1- Aprimore suas habilidades
O ponto de partida é o autoconhecimento. Faça um mergulho em você mesmo em busca de seus pontos fortes e daqueles que precisam ser melhorados. Para fazer isso, vale pegar caneta e papel mesmo e listar, de cada lado, quais são as suas qualidades/habilidades e quais são seus defeitos que deverão ser aprimorados.
Nesse caminho de autoconhecimento vale, inclusive, abrir um diálogo com pares e equipe para entender como eles te veem também. E, a partir daí, buscar o aprimoramento constante, inclusive por meio de cursos e orientação de um coach.
2- Crie rotinas de comunicação com sua equipe
Entenda que ser comunicativo no ambiente de uma organização de Saúde é diferente de se comunicar bem. Portanto, não adianta só falar. É preciso fazer isso de forma estruturada, garantindo que o interlocutor compreende a mensagem.
Nesse ponto, um processo rotineiro de repasse de informações pode ajudar e muito. A periodicidade dessa rotina, se diária, semanal, mensal, vai depender muito da dinâmica do grupo e das entregas necessárias. Saiba criar a sua partindo do planejamento e das metas que precisa entregar.
3- Aproveite os canais de comunicação existentes – ou crie esses canais
Se o hospital ou organização já disponibiliza canais institucionais, garanta que a comunicação flua por eles. Estou falando aqui desde o básico, como telefone e e-mail, até aplicativos de mensagens. E caso a organização não os tenha, é recomendado solicitá-los, pois são ferramentas que, de fato, otimizam a comunicação entre as pessoas.
Mas claro que não é para fazer uso indiscriminado dessas facilidades. Determinar como elas irão apoiar as rotinas e o repasse das informações para a equipe também é um papel importante da boa comunicação na liderança.
É fundamental encontrar o equilíbrio e definir os canais de uso coletivo para que seu funcionamento tenha eficiência, facilite a comunicação e evite ruídos.
4- Desenvolva a escuta ativa
Sabe aquela pessoa com quem você começa a falar e ela logo te corta achando que sabe o que você vai dizer, ou vindo com alguma história parecida com a sua? Pois não seja essa pessoa, especialmente quando se trata de uma liderança.
Praticar aquilo que chamamos de escuta ativa, ou seja, saber ouvir as pessoas do seu time, é fundamental. Isso vale tanto para ouvir sugestões e novas ideias quanto para as reclamações, viu? Uma boa comunicação na liderança só acontece quando o líder se mantém aberto para ouvir a sua equipe.
5- Crie uma cultura de feedback
Aqui estou falando não só do estigma do feedback, aquele de apontar erros e deficiências. Sabia como usar esse instrumento a favor das melhorias da equipe. Faça isso estruturando o feedback, criando momentos oportunos para ele, definindo uma abordagem e dando clareza na hora de repassar as informações e combinar as metas.
Sendo assim, cada profissional saberá exatamente o que você espera dele e o que ele deve fazer para alcançar essa expectativa.
Percebe como a comunicação na liderança faz toda a diferença para alcançar um time de sucesso na Saúde? Afinal, estamos falando de pessoas que cuidam de pessoas, e a comunicação é inerente ao ser humano.
Já diria o saudoso Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica”.