O reconhecimento na Saúde exige foco, atualização de conhecimentos e planejar a evolução da carreira
Por Roberto Gordilho*
Saber entregar resultados, planejar e liderar são algumas das características que conferem reconhecimento na Saúde. Por isso, trata-se antes de tudo de uma mudança interna do profissional. Ser reconhecido não é uma ação passiva. Demanda esforços e foco nos objetivos profissionais e da instituição. Além disso, a proatividade e saber ir além do esperado são fatores importantes no processo de evolução profissional.
Resultados
Quais são os resultados que vão conferir reconhecimento na Saúde? Essa é uma questão que muitos profissionais estão em busca da resposta. É preciso, contudo, compreender que, cada vez mais, os resultados empresariais são demandados pelas organizações. Em paralelo, o profissional deve estipular os objetivos de carreira e, dessa forma, conquistar os resultados para cada meta. A união dessas duas entregas é o que destaca os profissionais nesse ambiente altamente competitivo.
Eficiência
Ser produtivo e eficiente é saber fazer mais com menos. Reduzir custos e aumentar a qualidade das entregas exige atualização de habilidades e conhecimentos. Práticas de gestão e liderança promovem a evolução do trabalho. Por isso, ampliar a eficiência em tudo o que se faz dentro da organização de Saúde é uma forma de conquistar o reconhecimento da alta administração.
Liderança
Crescer e avançar na carreira é uma ação conjunta. Dentro de cada área, as pessoas são importantes para atingir as metas e conquistar os objetivos. Por isso, ter um perfil de liderança contribui para conquistar o reconhecimento na Saúde. É a união dos esforços que permite a qualidade das entregas e eficácia em cada atividade executada. O profissional deve, por isso, engajar as pessoas pelo próprio exemplo: compreender os objetivos da instituição e atuar de forma a atingi-los com menos gastos e energia.
Empreendedorismo
Saber empreender é outra habilidade que confere reconhecimento e destaque na Saúde. Afinal, se a pessoa consegue gerir a própria carreira, é vista como potencial participante do crescimento da organização como negócio. Isso demanda unir todas as habilidades gerenciais. O propósito é a evolução conjunta: pessoal e institucional.
Com a empresarialização da Saúde, diversas são as oportunidades que estão surgindo. E o reconhecimento surge através de competências gerenciais e perfil proativo. Além disso, é imprescindível atualizar os conhecimentos profissionais.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.