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A Saúde quer solucionadores de problemas. Você é um deles?

Solucionar problemas requer um tanto de método e muito de inteligência emocional e paciência. Vem conhecer as minhas dicas

Por Roberto Gordilho

Quando você ouve a palavra “problema”, você é daqueles que sai correndo ou é do tipo que pensa “oba, vamos resolver”? Pois saiba que se você é do primeiro time, é melhor começar a rever os seus conceitos. A capacidade de resolver problemas é tão importante no mundo corporativo que já foi até apontada como a soft skill mais valorizada em 2021 pela pesquisa Global Talent Trends, do LinkedIn. 

Não é diferente no setor de Saúde, que valoriza cada vez mais os solucionadores de problemas. São pessoas que têm a habilidade para olhar os desafios complexos que envolvem o cuidado à vida e encontrar soluções que beneficiem todos os agentes que participam do processo de cuidar, dos pacientes à organização de Saúde como um todo.

Um bom solucionador de problemas reúne características como não ter medo de perguntas, ser detalhista, não supor (mas concluir a partir da análise), não ter pressa para encontrar soluções, não buscar culpados, ter paciência e autocontrole. 

Reconheceu essas características em você mesmo? Se sim, ótimo! Se não, não precisa se desesperar. A boa notícia pra quem acredita que ainda tem de desenvolver essa habilidade é que ela pode, sim, ser aprendida. E hoje vou passar algumas dicas práticas do que você precisa fazer quando estiver diante de um problema para já ir treinando o desenvolvimento dessa soft skill por aí. Essas informações foram adaptadas de acordo com as experiências que eu já tive ao longo dos meus anos como consultor em organizações de Saúde e, também, a partir de histórias que ouvi em minhas palestras. Vamos lá?

1- Tenha inteligência emocional

Lembra da pergunta que fiz no começo desse conteúdo sobre como você reage diante de um problema? É fundamental não se desesperar, manter a calma, olhar friamente para o problema antes de sair tomando atitudes pra resolvê-lo. 

Uma pessoa que tem a inteligência emocional bem desenvolvida consegue administrar suas emoções e, assim, concentrar toda a capacidade do cérebro para fazer o que realmente importa: solucionar o problema. Para treinar sua inteligência emocional, experimente alguns métodos simples, como respirar fundo algumas vezes, esvaziar a mente ou mesmo se distanciar do problema por alguns momentos, tomar um café, ir ao banheiro. Tudo isso ajuda a controlar as emoções e facilitar o processo de tomada de decisão.

2- Mostre aos seus líderes que eles podem contar com você

Deixe claro que você não tem medo de enfrentar problemas. As lideranças gostam dessa característica, especialmente em organizações de Saúde que lidam diariamente com problemas que precisam ser solucionados, dos mais simples aos mais complexos. Portanto, tome à frente no que for preciso, demonstre interesse, ofereça ajuda e evite ficar procurando por culpados. 

E se as lideranças da instituição ainda não têm conhecimento do problema, melhor ainda: elabore um plano de ação, mostre quais são suas estratégias para solucionar a questão, o prazo que levará e as ferramentas que você precisa para concretizar as medidas propostas. Isso demonstra proatividade e organização, fazendo com que seus líderes te vejam como um solucionador de problemas nato.

3- Desenvolva a capacidade analítica

Diante de um problema, é preciso ser paciente. Como disse Albert Einstein, “se eu tivesse uma hora para salvar o planeta, gastaria 59 minutos definindo o problema e 1 minuto resolvendo-o.” 

O que acontece é que, muitas vezes, se falta a primeira dica (inteligência emocional), a pessoa quer já sair logo executando mil atividades sem parar pra avaliar qual é, de fato, o problema que ela precisa resolver. 

Na hora de desenhar uma solução é fundamental parar, pensar, primeiro definir a raiz do problema antes de começar a fazer qualquer outra coisa. Caso contrário, corremos o risco de colocar nossa energia em coisas que podem, no fim das contas, não resolver o problema certo.

4- Use metodologias para te ajudar

Uma das principais metodologias que recomendo na hora de resolver problemas é justamente a Solving Problems (Resolvendo Problemas, em tradução livre). Essa metodologia, que está inserida nos pilares da melhoria contínua, consiste em uma aplicação sistemática para que seja possível entender a causa raiz do problema e, assim, atuar precisamente em cima dos focos causadores, de forma a solucionar o problema e melhorar o processo. 

Ela utiliza algumas ferramentas, como 5 Why’s, 8D, Kaizen, PDCA e DMAIC, sendo que todas elas tem em comum uma abordagam flexível, que pode ser implementada em diferentes contextos e adaptada de acordo com suas necessidades. Ou seja, é legal conhecer as metodologias, mas resolver problemas depende mais de você e da sua disponibilidade do que dos métodos propriamente ditos.

5- Monte um plano de ação e execute

Com inteligência emocional, capacidade analítica e as metodologias certas, é hora de elaborar um plano de ação para a solução do problema. Ele deve conter as atividades que serão realizadas, quem são os responsáveis, as metas a serem atingidas, os prazos e, claro, uma forma de mensurar tudo isso. 

Com o plano em mãos, execute as atividades e use a mensuração dos resultados para corrigir o percurso caso for necessário. 

Viu como um problema não é um bicho de sete cabeças? Com tranquilidade e preparação, você está apto para ser um gestor solucionador de problemas na Saúde e, assim, se destacar na organização e no mercado.

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