Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

A importância do processo organizacional para o negócio

Na Saúde, a operação das instituições devem refletir em sustentabilidade, por isso, é necessário a implementação do processo organizacional

Por Fabiana Freitas

É comum encontrarmos no setor Saúde gestores e profissionais que ainda se questionam sobre a definição de processo organizacional e sua importância na administração da instituição. De forma simples, o processo é um fluxo de atividades a serem realizadas dentro da organização de Saúde. Dentro do mundo corporativo, os processos servem para direcionar a operação e devem garantir resultados eficientes. Assim, o processo organizacional é uma seqüência de atividades.

E essas tarefas devem ser realizadas por pessoas engajadas e capacitadas. Além disso, deve ser determinado prazos realistas para a execução das rotinas. Ou seja, na elaboração do processo organizacional, é preciso levar em conta o tempo necessário para que uma atividade seja executada de forma eficiente e que reflita em resultados relacionados aos objetivos da instituição. 

Padronização

O processo organizacional deve ser levado para a realidade de uma instituição de Saúde porque ele pauta a operação do negócio. Ou seja, os processos são essenciais para que se conseguir entregar um serviço, bem ou produto. O processo deve ser constantemente analisado pelos gestores para identificar se os resultados estão sendo entregues, se a qualidade dos serviços está sendo mantida em alto nível e se realmente o cliente está no centro do negócio.

Devida à alta complexidade do setor, a operação acaba por consumir os gestores. Ou seja, às vezes os profissionais têm pouco tempo para enxergar e avaliar o nível de qualidade das entregas. E por isso, é preciso buscar a padronização dos resultados. Essa é outra característica do processo organizacional: fornecer um padrão de resultados e eficiência em cada área dentro da organização. Tal habilidade permite que o negócio ofereça segurança e qualidade nos serviços para o cliente. 

Valor agregado

A estratégia de elaborar um processo organizacional deve levar em consideração todos os recursos disponíveis. Soma-se a essa característica, a demanda externa dos clientes. Ou seja, de posse de bons recursos, tecnologia e insumos, com capital humano capacitado e engajado e uma visão global das expectativas dos clientes, o gestor pode elaborar os processos que vão garantir essas exigências. 

O processo organizacional pode parecer complexo, porém, para que seja eficaz, deve ser estruturado de forma simples, coesa e de forma que todos os colaboradores compreendam a importância de cada atividade para o resultado final.

Tags

Conteúdos relacionados

As Ferramentas para alcançar o Extraordinário