O trabalho em equipe é uma habilidade extremamente eficaz para a obtenção dos resultados na Saúde. Mas você como líder tem responsabilidade sobre isso
Por Roberto Gordilho
Uma organização de Saúde é formada por pessoas que trabalham para cuidar de outras. Agora, eu pergunto a você: será possível conquistar bons resultados, um atendimento de qualidade, se cada profissional trabalhar isoladamente? Claro que não. Só que, para um líder, o trabalho em equipe estruturado e coeso é motivo de reconhecimento e promoção. Afinal, liderar é motivar pessoas a conquistarem um objetivo compartilhado.
Só que temos que lembrar que lidar com pessoas não é uma tarefa simples. Cada um tem suas particularidades, interpretações sobre o meio em que vive e experiências próprias. Isso sem falar nas relações. As afinidades contam bastante no trabalho em equipe. Porém, vamos ser claros: trabalho é trabalho. E organização de Saúde não tem coração, mas sim, balanço.
Então, foco nos resultados e aprimoramento das habilidades de liderança para levar todo o time para o sucesso.
Passo a passo
Gestão eficiente se faz com estratégias e tomada assertiva de decisão. No caso do trabalho em equipe, o líder tem de encontrar meios de convencer por meio da persuasão. Ou seja, cativar cada liderado para a cooperação, visando obter os resultados de acordo com cada marco temporal.
“Vamos lá, Roberto. Nos dê as coordenadas”
Certo. Antes de apresentar algumas dicas para construir a cultura de trabalho em equipe, é preciso que você, líder, entenda que esse processo é contínuo. Tem de ser persistente e fomentar rotineiramente o sentimento de atuação em grupo.
Motivação
A motivação é um dos aspectos mais importantes para o trabalho em equipe. Ela precisa ser genuína e verdadeira. Para isso, o líder, como exemplo a ser seguido, deve ser o primeiro a se sentir motivado a dar seu melhor e alcançar os resultados. Assim, repassar a motivação para os liderados se torna um processo mais natural.
Relações interpessoais
Conquiste a confiança de seus liderados. Além de delegar, orientar e acompanhar a rotina dos liderados, o líder deve se apresentar como ponto de apoio e suporte. Abra espaço para novas ideias e esteja aberto a sempre ouvir e compreender as pessoas. Desafios devem ser transpostos de maneira conjunta. Erros devem ser transformados em cases de superação. E os acertos, um motivo para que todos se orgulhem do trabalho conjunto.
Senso de pertencimento
Aqui não vamos reforçar que uma “equipe é uma família”. Chega de sofismas e jargões falsos. Quando todos compreendem o propósito do time, sua importância nos resultados globais da organização e entendem o papel da área para isso, temos os objetivos compartilhados. Cabe ao líder fazer esse esclarecimento e, por meio das metas e marcos temporais, criar o sendo seu pertencimento entre os colaboradores.
Feedbacks
Sempre apresente pontos de melhoria, reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido e feedbacks que contribuam com a evolução de cada profissional. Isso facilita o estreitamento dos laços entre líder e liderados. Além disso, reforça o comprometimento de cada um na obtenção dos objetivos da área.
O mundo está se transformando com uma velocidade que para muitos pode até ser assustadora. Por isso, é fundamental entender que não dá para ir muito longe sozinho. Principalmente na Saúde. Então, o que precisamos é de líderes com habilidades para fomentar o trabalho em equipe e potencializar os resultados.
Está preparado? Então, mãos à obra.