Gestão de Pessoas

Comunicação na liderança: minhas 5 dicas para desenvolvê-la

A comunicação na liderança é primordial para motivar pessoas e alcançar resultados de excelência na organização. Vem saber mais sobre o tema neste artigo

Por Roberto Gordilho

Imagine a seguinte situação: uma equipe está diante de um projeto de transformação digital crucial na organização de Saúde. No entanto, a liderança desse projeto não sabe delegar, não repassa as informações com consistência para a equipe fazer o trabalho, não tira dúvidas, não acompanha o andamento das atividades e processos. Ela simplesmente se fecha dentro da sala e espera que todos entreguem o resultado de forma mágica. E ainda cobra as pessoas por isso. 

Dá pra imaginar que essa daí é a fórmula pro insucesso, não é mesmo?

Pois boa parte do problema aí é justamente de comunicação – ou falta dela, no caso. Sem comunicação, não há liderança possível. Ou até há, mas é uma liderança baseada em comando e controle que a gente já sabe que não funciona mais na Saúde. Que aliás, não funciona mais em nenhum setor.

As pessoas precisam ser engajadas, motivadas, sentir-se parte do projeto e da entrega para que ele, de fato, saia do papel e obtenha sucesso. Pessoas motivadas entendem o valor de cada entrega para o todo, compreendem bem o seu papel para garantir o melhor desfecho no cuidado ao paciente – que deve ser, sempre, o foco máximo de uma instituição de Saúde. E o papel do líder em toda essa trajetória é primordial.

Quer saber, então, como desenvolver a comunicação na liderança? Vamos às minhas dicas:

1- Aprimore suas habilidades

O ponto de partida é o autoconhecimento. Faça um mergulho em você mesmo em busca de seus pontos fortes e daqueles que precisam ser melhorados. Para fazer isso, vale pegar caneta e papel mesmo e listar, de cada lado, quais são as suas qualidades/habilidades e quais são seus defeitos que deverão ser aprimorados.

Nesse caminho de autoconhecimento vale, inclusive, abrir um diálogo com pares e equipe para entender como eles te veem também. E, a partir daí, buscar o aprimoramento constante, inclusive por meio de cursos e orientação de um coach.

2- Crie rotinas de comunicação com sua equipe

Entenda que ser comunicativo no ambiente de uma organização de Saúde é diferente de se comunicar bem. Portanto, não adianta só falar. É preciso fazer isso de forma estruturada, garantindo que o interlocutor compreende a mensagem. 

Nesse ponto, um processo rotineiro de repasse de informações pode ajudar e muito. A periodicidade dessa rotina, se diária, semanal, mensal, vai depender muito da dinâmica do grupo e das entregas necessárias. Saiba criar a sua partindo do planejamento e das metas que precisa entregar.

3- Aproveite os canais de comunicação existentes – ou crie esses canais

Se o hospital ou organização já disponibiliza canais institucionais, garanta que a comunicação flua por eles. Estou falando aqui desde o básico, como telefone e e-mail, até aplicativos de mensagens. E caso a organização não os tenha, é recomendado solicitá-los, pois são ferramentas que, de fato, otimizam a comunicação entre as pessoas.

Mas claro que não é para fazer uso indiscriminado dessas facilidades. Determinar como elas irão apoiar as rotinas e o repasse das informações para a equipe também é um papel importante da boa comunicação na liderança.

É fundamental encontrar o equilíbrio e definir os canais de uso coletivo para que seu funcionamento tenha eficiência, facilite a comunicação e evite ruídos.

4- Desenvolva a escuta ativa

Sabe aquela pessoa com quem você começa a falar e ela logo te corta achando que sabe o que você vai dizer, ou vindo com alguma história parecida com a sua? Pois não seja essa pessoa, especialmente quando se trata de uma liderança.

Praticar aquilo que chamamos de escuta ativa, ou seja, saber ouvir as pessoas do seu time, é fundamental. Isso vale tanto para ouvir sugestões e novas ideias quanto para as reclamações, viu? Uma boa comunicação na liderança só acontece quando o líder se mantém aberto para ouvir a sua equipe.

5- Crie uma cultura de feedback

Aqui estou falando não só do estigma do feedback, aquele de apontar erros e deficiências. Sabia como usar esse instrumento a favor das melhorias da equipe. Faça isso estruturando o feedback, criando momentos oportunos para ele, definindo uma abordagem e dando clareza na hora de repassar as informações e combinar as metas. 

Sendo assim, cada profissional saberá exatamente o que você espera dele e o que ele deve fazer para alcançar essa expectativa.

Percebe como a comunicação na liderança faz toda a diferença para alcançar um time de sucesso na Saúde? Afinal, estamos falando de pessoas que cuidam de pessoas, e a comunicação é inerente ao ser humano. 

Já diria o saudoso Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica”.  

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