Gestão de Pessoas

Liderar o chefiar? Entenda a diferença e se destaque na Saúde

Com tantos desafios e transformações, o profissional que sabe liderar promove o crescimento conjunto de profissionais e negócios

Por Editorial GesSaúde

Liderar na Saúde é compreender a importância de cada pessoa no processo de atingir metas e objetivos. Mais que isso, o gestor com essa habilidade sabe auxiliar seus liderados a se adaptarem a cenários desafiadores, estando sempre próximos dos valores da instituição. É um perfil altamente requisitado no mercado – ainda mais após toda a disruptura com modelos tradicionais de gestão de pessoas causada pela crise da pandemia Covid-19.

O perfil chefe de gerenciar equipes possui uma postura autoritária. Apresenta pouco interesse para as necessidades e anseios dos colaboradores. Geralmente, esse tipo de profissional conquista pouco (ou quase nada) de engajamento. Por outro lado, liderar exige uma visão capilar sobre o que cada pessoa espera da organização. Nesse aspecto, o líder auxilia o desenvolvimento individual alinhado com as expectativas institucionais. 

Home office

O gestor que sabe liderar está conquistando cada vez mais espaço dentro das transformações que acontecem no setor. É preciso estar conectado com os novos modelos de relacionamento e condução de processos e rotinas. Dessa forma, o gestor é capaz de decidir sobre quais as metodologias de gerenciamento mais adequadas para suas equipes. 

Com o reaquecimento do mercado e o retorno das atividades presenciais, o líder promove uma comunicação clara com cada colaborador. Isso porque, nem todos estão seguros para retomar a atuação física. Dessa forma, escolher entre a manutenção do home office, regime presencial ou híbrido determina qual o perfil de liderança do gestor.

Agilidade

Na era da transformação digital, liderar também exige se adaptar rapidamente às mudanças. Nesse contexto, o líder moderno define processos inteligentes que permitem que seus liderados também se enquadrem nos novos cenários. Por isso, as estratégias de liderança promovem o destaque desse tipo de profissional.

Quanto mais atualizado com as dinâmicas do setor, melhor será o posicionamento do gestor que sabe liderar. Conduzir a operação das rotinas e promover o crescimento conjunto das equipes reflete em produtividade, eficiência e, principalmente, entrega de resultados empresariais para a organização – e como efeito direto, aumento do reconhecimento por parte da alta gestão e do mercado. 

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