Liderar e saber desenvolver o desempenho da equipe são habilidades que conferem destaque e reconhecimento para bons gestores da Saúde
Por Editorial GesSaúde
Uma equipe motivada e colaborativa resulta em equilíbrio e sustentabilidade para qualquer empreendimento. Na Saúde, porém, o capital humano representa não só a operação do negócio, é o caminho para um atendimento centrado no cliente. Para os gestores, o desempenho da equipe reflete diretamente no desenvolvimento profissional. Afinal, alinhar os colaboradores com os valores da instituição é uma das formas de ser reconhecido pela alta administração – e, consequentemente, pelo mercado.
Vídeo: Pare de comprometer o seu reconhecimento na Saúde
Além disso, as estratégias para ampliar o desempenho da equipe não demandam investimentos vultuosos. Claro, para melhor adaptação para ambientes transformadores, são necessários cursos de capacitação e aprendizado contínuo. Porém, tais ações retornam para a organização em conhecimento consolidado. Tratam-se também de uma cultura que possibilita a evolução da carreira do gestor.
- Conheça sua equipe
A primeira dica para melhorar o desempenho da equipe é conhecer cada membro. Isso é importante não apenas para direcionar responsabilidades. É uma forma de o gestor adotar estratégias distintas de comunicação. E, dessa forma, melhorar o relacionamento entre todos.
- Feedback
A cultura do feedback permite que o gestor demonstre o quanto conhece e valoriza o trabalho de cada colaborador. Além disso, o profissional responsável por uma equipe também conquista confiança dos liderados ao saber apresentar retornos sobre produtividade e desempenho.
- Empoderamento
Outra dica para o desempenho da equipe e que promove o reconhecimento profissional do gestor: permitir que as pessoas possam tomar as próprias decisões. Muitas vezes o trabalho se torna monótono e pouco produtivo. Ao perceber isso, o gestor pode propor desafios para cada atividade direcionada aos colaboradores. E a Saúde permite novos olhares e abordagens para processos e atividades cotidianas. Afinal, é um setor totalmente voltado para as necessidades das pessoas – clientes, pacientes e que também são os próprios membros das equipes.
- Estimule o desenvolvimento profissional
Com tantas transformações acontecendo nas organizações de Saúde, diversos profissionais estão em busca de novas oportunidades. Por isso, para ampliar o desempenho da equipe, o gestor deve incentivar que os indivíduos busquem por capacitação e formação continuada. Uma equipe altamente profissionalizada está mais preparada para enfrentar os desafios operacionais e mercadológicos. Assim, o gestor também ganha notoriedade por agregar conhecimento à instituição ao estimular o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.
- Dê o exemplo, receba engajamento
As pessoas precisam enxergar no gestor o exemplo profissional dentro e fora da organização de Saúde. Portanto, antes de cobrar desempenho e fomentar a capacitação profissional, é preciso seguir essas orientações. Ou seja, mantenha atualizados os conhecimentos de gestão, administração e liderança.
Para se destacar na Saúde, ampliar o reconhecimento e conquistar novas oportunidades, o gestor deve perceber que o desempenho da equipe reflete diretamente na própria carreira.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.