A Saúde no Brasil está passando por transformações que desafiam todos os dias líderes e gestores a buscar alcançar resultados com mais eficiência tendo a capacidade de gerir situações novas e inesperadas
Por Roberto Gordilho
A Saúde no Brasil é um setor em transformação. Com a crescente demanda por serviços de qualidade e que geram valor para a organização e os clientes, os líderes e gestores de organizações de Saúde enfrentam muitas dores atualmente. O momento atual é de incerteza e complexidade. A Inteligência Artificial tem um impacto significativo na gestão dos negócios em saúde, e as mudanças tecnológicas estão ocorrendo em um ritmo acelerado.
O aumento dos custos (de insumos, operacionais, com capacitação de pessoas, por exemplo) também está no rol das preocupações constantes para a sustentabilidade dos negócios na Saúde no Brasil. Além disso, a atualização das habilidades gerenciais em um mundo em transformação se torna uma questão importante, e o aumento dos custos é uma preocupação constante.
Desafios
O mercado está altamente competitivo, e aumentar os resultados é sempre uma preocupação. A qualidade dos serviços prestados é uma questão crítica, e a profissionalização dos processos de gestão é uma necessidade urgente.
- O primeiro desafio que podemos destacar neste momento na Saúde no Brasil é o mercado em si. Trata-se de um setor altamente competitivo, com muitas organizações disputando a atenção dos clientes. A consolidação de grandes conglomerados reforça ainda mais o alicerce competitivo. Para se destacar, as organizações precisam oferecer serviços de alta qualidade e buscar formas de serem atrativas para os Clientes.
- O segundo desafio enfrentado pelos líderes e gestores do mercado de Saúde é a geração de resultados sustentáveis. Afinal, eles afetam diretamente a sustentabilidade das instituições. Para obter resultados positivos, as organizações precisam investir em tecnologia avançada, formação de lideranças, treinamento de pessoal e processos eficientes.
- O terceiro desafio é a qualidade dos serviços prestados. E aqui estamos falando de resolutividade e satisfação dos clientes. Todo o sistema deve ser concebido em termos de assegurar tanto a qualidade técnica quanto a percepção da qualidade por parte dos clientes. Compreender esse aspecto dual da qualidade do serviço é uma das chaves para o sucesso. A reputação do negócio também é construída em cima desse fator. Quando se tem qualidade explícita em seus serviços e processos, essa constatação se espalha com facilidade para o público e se torna uma das marcas registradas da organização.
- O quarto desafio enfrentado pelos líderes e gestores do mercado de saúde é necessidade de profissionalização dos processos de gestão. Em um setor altamente profissionalizados nos processos técnico/assistenciais a profissionalização dos processos de gestão é uma necessidade urgente para as organizações de saúde no Brasil. Para se manterem competitivas em um mercado tão acirrado, as organizações precisam desenvolver suas lideranças para adotar práticas modernas de gestão.
Caminhos para superar desafios
Para superar esses desafios e otimizar a gestão das organizações de saúde, é necessário desenvolver uma equipe extraordinária de gestão. É fundamental aumentar os resultados e formar lideranças para resultados. O aumento da maturidade de gestão é essencial para garantir o sucesso das organizações. Por fim, o aumento da qualidade dos serviços prestados é uma prioridade absoluta.
A formação continuada é fundamental para líderes e gestores superarem os desafios do mercado de saúde e garantirem os resultados que vão levar as organizações a sustentabilidade e ao crescimento. É um processo permanente que auxilia os profissionais a se manterem atualizados sobre as tendências e mudanças de cenário e fornece subsídios para implantar as melhores práticas de gestão.