Dominar a gestão é o contrário de trabalhar muito. Significa entregar resultados empresariais com menos energia, mais estratégia e assim ser reconhecido profissionalmente
Por Editorial GesSaúde
Para se destacar na Saúde é preciso abandonar o perfil tarefeiro. Afinal, o grande volume de desafios e atividades cotidianas é uma das características do setor. Por isso, os profissionais que estão em busca de novas oportunidades e reconhecimento devem focar suas energias na entrega de resultados empresariais. E para isso, é fundamental fazer gestão. Afinal, apagar incêndios todos os dias não agrega valor aos serviços e negócios em Saúde.
A alta gestão das organizações está em busca de gestores que saibam entregar resultados empresariais. A decorrência dessa transformação na Saúde é a crescente necessidade de sustentabilidade financeira. Além disso, também pesa a mudança de paradigmas de consumo e acesso pelos clientes. Por isso, a empresarialização dos negócios precisa de profissionais que dominem gestão. Esse movimento pode ser explicado pela abertura do capital de grandes grupos, fusões, aquisições e novos modelos de negócios.
Confira 10 grandes empresas de Saúde que já estão na Bolsa de Valores, de acordo com a B3:
- Grupo Notre Dame Intermédica (GNDI3);
- Hypera Pharma (HYPE3);
- Qualicorp (QUAL3)
- Fleury (FLRY3);
- Hapvida (HAPV3);
- Odontoprev (ODPV3);
- Raia Drogasil (RADL3);
- Pague Menos (PGMN3);
- Hermes Pardini (PARD3);
- Rede D’Or São Luiz (RDOR3);
- Rede Mater Dai (MATD3);
- Panvel (PNVL3);
- Profarma (PFRM3).
Gestão e pessoas
O reconhecimento surge quando o gestor e sua equipe conseguem apresentar os resultados mais lucrativos para o negócio. Nesse sentido, o profissional deve alinhar sua área com os objetivos da instituição:
- promover o desenvolvimento dos liderados;
- conquistar o engajamento pelo próprio exemplo
- dominar os processos;
- usar a tecnologia para aumentar a eficiência
- traçar estratégias para melhorar a eficiência dos processos.
Dominar a gestão é a habilidade que permite não apenas o reconhecimento de profissionais atualizados. Novas oportunidades estão surgindo com a empresarialização do setor. E quem vai se destacar são os profissionais que compreendem o novo modelo de trabalho na Saúde: mais gestão, mais resultados empresariais e menos acúmulo de trabalhos.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.