Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

Processos de gestão: a regra para entregar resultado e se destacar

Os processos de gestão são a base para ter eficiência em uma organização de Saúde; mas eles não podem estar dissociados da tecnologia e de pessoas

Por Roberto Gordilho

Viver no lugar comum dentro de uma organização de Saúde é uma atitude intimamente associada a como você trata os processos de gestão. Melhor dizendo: muitos profissionais não conseguem avançar suas carreiras pois ignoram a importância dos processos na produtividade.

E isso vale para qualquer área do negócio. Para se destacar é preciso aprimorar os processos e sempre buscar eficiência. Ou seja, alcançar os resultados com menos esforço.  

Os processos de gestão são formados por fluxos e rotinas de tarefas. Eles são as regras do jogo dentro de uma organização de Saúde. Metas e objetivos são alcançados com processos bem estruturados e executados por pessoas capacitadas, engajadas e focadas em resultados.

É tarefa do gestor e líder administrar os processos e promover revisões periódicas. O objetivo é aumentar a eficiência e melhorar os resultados.

Uma gestão de processos eficiente segue uma rotina estratégica, formada pelos seguintes estágios:

  • Revisão de processos: as rotinas não podem ser imutáveis. É preciso compreender que a Saúde vive uma dinâmica de transformação altamente acelerada. Por isso, é necessário periodicamente revisar e ajustar os fluxos de acordo com as demandas e necessidades existentes;
  • Eliminar gargalos: os processos devem ser ágeis e entregar resultados com eficiência (novamente: menos esforço e energia para um maior resultado). O gestor deve compreender bem como os processos de sua área funcionam e notar quais são os pontos de melhoria e, principalmente, os gargalos que devem ser eliminados;
  • Trabalhar a equipe: motivação e engajamento são conquistados com suporte e comunicação. As pessoas devem ser realocadas para os pontos onde cada um pode operar da melhor forma. Além disso, é preciso capacitar constantemente a equipe para melhorar a operação dos processos. 
  • Tecnologia: ela é a melhor aliada para promover celeridade e redução de erros nos processos. Porém, novamente o trabalho com as pessoas é fundamental: elas devem ser preparadas para lidar com a tecnologia e usar os recursos disponíveis para melhorar a produtividade e eficiência.

Mindset

Muitas vezes as pessoas não dão o devido valor aos processos de gestão. Essa é a atitude que inviabiliza o reconhecimento e evolução das carreiras. Afinal, os processos são as regras de como o empreendimento ou a área devem operar para alcançar os resultados.

Nesse sentido, a mudança de mindset é importante para sair do estágio de estagnação. Ou seja, é preciso entender que os processos formam o fluxo de informação e produtividade.

E não basta mudar o pensamento e manter uma postura retrógrada. O gestor não deve cobrar as equipes apenas por mais trabalho. É preciso aumentar a eficiência. E isso passa pelo tripé tecnologia, processos e pessoas. Gerir processos implica em encontrar oportunidades de melhoria e simplificação do trabalho.

A consequência disso são melhores resultados de acordo com o esperado pela organização. Além disso, por meio do gerenciamento eficiente dos processos, o gestor aumenta seus resultados, demonstra maturidade e habilidades fundamentais para crescer e desenvolver sua carreira. 

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