Estratégia Empresarial

Pratique a gestão de resultados e se destaque na Saúde

Redução de custos e aumento da lucratividade fazem parte dos ganhos da gestão de resultados – uma estratégia que destaca bons profissionais

Por Roberto Gordilho*

A gestão de resultados é uma metodologia voltada para duas frentes de atuação: foco e mensuração de resultados. Por isso, dominar essa estratégia garante reconhecimento e destaque em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, a gestão de resultados está em sintonia com o atual momento de empresarialização da Saúde. E compreender esse ambiente é um fator que gera diretamente a visibilidade profissional.

Objetivos

A implantação de estratégias de gestão de resultados começa pelos objetivos. É preciso definir os objetivos da organização de Saúde e saber compartilhá-los com as equipes. Essa fase deve ser executada periodicamente. Da elaboração de tarefas e processos até o controle da qualidade das entregas, o gestor deve ter claros os objetivos e resultados esperados. 

Monitoramento

Também é preciso monitorar e comparar os resultados. Quem domina essa habilidade é estrategicamente bem reconhecido pela alta gestão. Afinal, isso demonstra o quão íntimo o gestor está com os propósitos da instituição. No atual momento da Saúde, os resultados empresariais são o foco dos negócios. E na gestão de resultados gerar dados e usar indicadores pode auxiliar o monitoramento por parte do profissional.

Engajamento

Conhecer os objetivos permite que o gestor os compartilhe com as equipes. Mas, para isso, é preciso uma comunicação fluente, a aproximação dos colaboradores e o consequente engajamento. A Saúde é um setor que depende fortemente da atuação das pessoas. Por isso, elas têm um papel fundamental na gestão de resultados. Por isso, outra forma de conseguir engajamento é o reconhecimento. E, assim, também ser reconhecido pelos resultados apresentados. 

Avaliação de desempenho

Outro importante ganho fornecido pela gestão de resultados é a oportunidade de avaliar os colaboradores constantemente. O desempenho das equipes deve ser monitorado de forma estratégica, sempre levando em consideração os objetivos da organização. E o desempenho de cada membro deve ser retribuído (quando os resultados são positivos). Do contrário, os feedbacks devem ser repassados de forma clara, objetiva e humana buscando a evolução do profissional. Os erros devem ser utilizados como exemplos para melhorias, e os acertos devem ser reforçados.. 

Com engajamento das pessoas, fluidez na comunicação e processos bem executados, a gestão de resultados exporta o gestor para as mais bem qualificadas avaliações. É uma metodologia, portanto, que confere destaque e reconhecimento imediatos. 

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Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.

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