Na aplicação do Business Canvas, o objetivo fundamental deve estar em destaque e merece atenção primária dos gestores em Saúde: o cliente
Por Editorial GesSaúde
O Business Canvas está em aplicação naa gestão das mais diversas indústrias. Contudo, por mais que a Saúde seja um negócio no qual o gestor está imerso em sua totalidade, mesmo quando está fora da operação, a interação nem sempre é satisfatória. Ou seja, a complexidade do setor demanda a realocação de tempo e atenção para diferentes e constantes desafios.
Por isso, planejar é a máxima vigente nesse mercado. As incertezas não podem consumir as estratégias para tomada de ações e gestão de crises. Uma organização de Saúde, nesse sentido, é como uma pintura abstrata: o caos pode imperar para os olhos desacostumados. Contudo, quem vive dessa realidade tem ao menos a noção do que está ocorrendo.
Tomando de empréstimo literário, uma pintura em tela é um exemplo inicial para o Business Model Canvas (BMC). A simplicidade da expressão esconde inúmeras vantagens para o gerenciamento de negócios e projetos na Saúde. Trata-se de um modelo no qual o gestor possui melhor visão da realidade, além de poder interagir de forma dinâmica e orgânica com a operação da instituição O BMC, inspirado no design thinking, fatia o empreendimento em nove seções que, apesar disso, devem ser avaliadas de forma holística.
E tal como não pode deixar de ser em todas as indústrias do mercado, na Saúde o BMC tem foco no cliente. As nove etapas de destrinchamento do negócio estão todas atreladas ao centro do negócio: o paciente, o cliente que a cada dia tem ampliado seu poder de decisão e escolha na concorrência.
Proposta de valor
A estrutura do BMC é similar à disposição em diagrama. A primeira definição é quanto à oferta de valor do negócio para os clientes. Quais são os benefícios que a organização de Saúde pretende entregar aos usuários e pacientes e de quais formas isso pode ser feito devem ser resumidas em uma única frase.
Seguimento
Ainda tendo o cliente no centro do negócio, é preciso que os gestores estabeleçam qual o nicho de operação (perfil de clientes) será o foco da instituição.
Canais
Aqui é necessário definir quais são os meios pelos quais o cliente acessa os serviços da organização de Saúde.
Relacionamento
Uma empresa que não fala com seus clientes não tem grandes chances de permanecer no mercado. Igualmente na Saúde, o relacionamento é uma das bases de transformação do negócio. A proposta neste bloco do BMC é estabelecer a forma como a organização pretende se relacionar com seus clientes.
Atividade-chave
Valor e clientes são os princípios que regem o BMC. As pessoas querem serviços e formas acessíveis de acessá-los. É por isso que a gestão da Saúde deve estabelecer as atividades essenciais para a entrega do valor esperado.
Recursos
Para conseguir entregar o valor por meio dos serviços, o empreendimento precisa de recursos, financeiros e de capital humano.
Parcerias
E já que as organizações de Saúde são feitas por pessoas e para pessoas, é importante contar com parcerias que contribuam com a missão e proposta de valor para os clientes.
Fontes de receita
No Business Canvas, os recursos financeiro precisam ser renovados e captados constantemente. E um mundo em constantes transformações, um negócio não pode se permanecer estático. As relações sociais mudam e as necessidades das pessoas, por consequência, também. Dessa forma, o gestor precisa ter ao alcance da visão as principais fontes de capitanear receitas e promover a entrega de valor e evolução do negócio.
Estrutura de custos
Mesmo na Saúde suplementar os custos existem e são mutáveis. Dentro da dinâmica do Business Canvas é preciso que cada custo esteja estruturado e compreensível para os líderes e gestores.
Por mais que a semelhança com o design thinking torne o Business Canvas simples, essa ferramenta tem auxiliado diversos empreendimentos a se manterem no mercado. O conceito é uma das formas mais modernas de interação com o negócio. Dentro do BMC constam as premissas que, por vezes, não recebem a devida atenção da gestão da Saúde.