Automação de processos, redução de erros e melhor comunicação entre as áreas fazem parte dos benefícios que as novas tecnologias agregam aos negócios
Por Editorial GesSaúde
As organizações de Saúde entraram em uma corrida para desenvolver novos serviços e formas de relacionamento com os clientes. O direcionamento dos negócios é conduzido pela disrupção que as novas tecnologias causaram em todas as indústrias. As pessoas estão em busca de soluções personalizadas, comunicação simplificada e serviços que, de fato, entregam saúde e promovem qualidade de vida.
Para os gestores, o momento é ideal para fazer parte das novas oportunidades e consolidar carreiras. Afinal, as organizações precisam de profissionais que as auxiliem nesse processo de transformação. Para se ter uma ideia, parte do movimento de inovação está apostando em ferramentas digitais baseadas em dados para melhorar a gestão dos negócios.
Portanto, quem quer ser reconhecido precisa estar atualizado com o mundo das novas tecnologias. A estratégia aqui é conhecer os mecanismos que melhor auxiliam a organização a alcançar seus objetivos. Ou seja, é preciso alinhar a tecnologia às necessidades de operação da organização.
Por exemplo:
- Automação: na gestão de processos, o gestor se destaca não apenas pela implantação de ferramentas de automação. Antes, contudo, é preciso conhecer os pontos de melhoria das rotinas, reduzir as intercorrências, melhorar a comunicação entre áreas e, principalmente, treinar e engajar equipes para o uso das ferramentas;
- Redução de custos: plataformas de acompanhamento fiscal e financeiro apresentam melhores resultados quando o gestor conhece os índices e indicadores gerados e sabe utilizá-los para a tomada de decisão;
- Gestão de pessoas: o modelo remoto de trabalho ou home office é um exemplo de como as novas tecnologias podem ser usadas para o gestor se destacar na organização. Ferramentas de gestão de tarefas e comunicação refletem em celeridade e minimização de erros se os colaboradores dominarem esses recursos.
Compreendendo como as novas tecnologias podem contribuir para o reconhecimento, o gestor deve imergir nas inovações que estão surgindo. Dessa forma, todo o conhecimento pode ser aprimorado e usado para se desenvolver nas novas oportunidades que estão surgindo na Saúde.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.