O setor está investindo em ferramentas de gestão e aprimoramento dos negócios frente à transformação digital e os novos paradigmas
Por Editorial GesSaúde
A digitalização da Saúde é um marco para a nova era do setor. Fortemente impulsionada pela crise da Covid-19, a transformação digital fortaleceu os laços entre gestores modernos e instituições focadas na adaptabilidade acelerada frente aos desafios. Isso requer novas habilidades de gestão e liderança. Afinal, o relacionamento entre colaboradores, clientes e organizações está no cerne das alterações vivenciadas pelo setor.
A pesquisa Panorama das Clínicas e Hospitais 2021 mostrou que as empresas estão apostando na modernização da gestão. Aproximadamente 85% dos centros médicos entrevistados já oferecem agendamento online de consulta e realização de procedimentos. A fidelização de clientes também é outra preocupação dos negócios: mais de 80% dos entrevistados pelo levantamento informaram investir em estratégias de marketing online.
Os negócios estão se consolidando no mundo digital. Mais que isso, o processo de empresarialização está abrindo oportunidades para profissionais capazes de contribuir para o crescimento sustentável das instituições. Para isso, é necessário conhecer as novas tecnologias de gestão, liderar e treinar equipes para utilizá-las e implantar estratégias que facilitem a adaptação frente aos novos modelos de consumo.
Processos
A transformação digital pede adaptação rápida por parte das organizações de Saúde. Os processos devem ser melhorados e os custos reduzidos. Nesse sentido, o tempo se tornou um ágil ainda mais valioso. Por isso, os gestores que se destacam conseguem rever as rotinas, apresentar melhorias e implantar ferramentas de automação e gestão dos processos.
Recursos humanos
Pouco perceptíveis serão os resultados da tecnologia se não houver engajamento. As pessoas possuem papel fundamental na adaptação à transformação digital. E como o tempo tem sido escasso, o gestor deve fornecer subsídios para que as equipes criem afinidade com novas ferramentas. Treinamentos e revisão de conhecimentos são importantes nesse processo de aproximação entre tecnologia e pessoas.
Visão holística
Para fazer sentido, o impacto de uma tecnologia deve ser pensado de ponta a ponta. Ou seja, o gestor é reconhecido pela alta administração não apenas por incorporar novas ferramentas na operação. Ele é capaz de mensurar o valor que será entregue aos clientes, bem como levantar quais os custos serão necessários para tal investimento. Com isso, a organização conquista um benefício raro na atualidade: a previsibilidade. Portanto, ter uma visão holística do negócio é fundamental para se destacar com a transformação digital.
E como adaptabilidade é o pano de fundo das mudanças, é imprescindível manter os conhecimentos de gerenciamento e liderança atualizados. Inovar na Saúde é um diferencial não apenas para as organizações. Os profissionais que fazem parte delas precisam pensar em novas estratégias de aprimoramento e eficiência. Portanto, manter-se atualizado é uma forma de apresentar métodos inovadores de gestão e, assim, ter sucesso na carreira.
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.