Com o aumento da demanda por resultados, as metodologias de gestão são a chave para conquistar novas oportunidades no setor
Por Roberto Gordilho
As metodologias de gestão permitem a orientação do trabalho em todos os níveis da administração de uma organização de Saúde. E o gestor que domina e aplica essas técnicas é rapidamente reconhecido. Isso porque, são habilidades diretamente ligadas a quatro funções que abrem novas oportunidades na Saúde: planejar, organizar, gerenciar e controlar.
Com a empresarialização das organizações, o gestor tem de estar preparado para contribuir com o aumento da efetividade de projeto e processos. As metodologias de gestão são estratégias administrativas que capacitam o profissional a manter a ordem e estabilizar a operação. Esses são elementos que norteiam carreiras para o reconhecimento – ainda mais em um cenário desafiador como o proposto pela Covid-19.
Conheça algumas das metodologias de gestão:
Ciclo de Deming
Essa metodologia de gestão também é conhecida como PDCA (Plan, do check, act). Ou seja, são as diretrizes que devem fazer parte da atuação dos gestores modernos:
- Planejar: definir metas, objetivos e traçar plano de ações;
- Fazer, executar: aplicar atividades intrínsecas à fase do planejamento;
- Controlar: checar os resultados com base nas metas definidas;
- Agir: identificados os gargalos e pontos de melhoria, esta é a etapa em que o gestor deve fazer as correções e padronizar a operação.
Gerenciamento pelas diretrizes (GPD)
O GPD é uma metodologia reconhecida pelo efeito dominó. Ou seja, se uma determinada área ou profissional não atingir suas metas, a consequência será sentida nas hierarquias acima e adjacentes. Pelo GPD, o gestor se destaca por incentivar o surgimento de inovações e a criatividade das equipes.
Balanced Scorecard
Entre as variadas metodologias de gestão, a Balanced Scorecard confere ao gestor a capacidade de analisar e calcular o desempenho da organização de Saúde a partir de indicadores quantificáveis. As áreas que servem de base para essa análise são: financeira, processos internos, perspectiva do mercado e capacidade de aprendizagem e conhecimento das equipes frente à necessidade de entregar qualidade.
Além de conhecer e saber aplicar as metodologias de gestão, o profissional deve compreender que o reconhecimento da equipe é um fator que não deve ser terceirizado. Além disso, é preciso inovar e fazer além das atividades rotineiras para despertar a atenção da alta gestão. Por isso, é preciso eliminar o perfil tarefeiro e desenvolver uma visão mais estratégica para fazer parte das novas oportunidades que estão se abrindo na Saúde.
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Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.