Gestão da Saúde

Gestão ou administração na Saúde: entenda a diferença

Aplicar os conceitos e fazer gestão é fundamental para se desenvolver profissionalmente no setor

Por Editorial GesSaúde

No cotidiano da Saúde, as demandas surgem quase que ininterruptamente. Os desafios diários impelem os profissionais a renovarem as formas de conduzir processos e equipes. Mas, apagar incêndios diariamente e cumprir com as obrigações de cada área está longe de ser e fazer gestão. E para se desenvolver profissionalmente, muitas pessoas precisam compreender a diferença entre gestão e administração. Ou melhor, como esses dois conceitos são relacionados para gerar resultados empresariais. 

Administração

O conceito de administrar envolve todas as características técnicas e operacionais de um negócio. Ou seja, pode ser vista como um processo: é o conjunto de habilidades profissionais que norteiam o andamento do capital humano, insumos, finanças e recursos necessários para que uma instituição se mantenha no mercado. A administração pode ser desmembrada em:

  • Planejar;
  • Dirigir;
  • Controlar;
  • Definir metas;
  • Acompanhar processos.
Gestão

Por sua vez, a gestão incentiva a participação e autonomia dos funcionários. Entre as habilidades que estão envolvidas no conceito de gestão, estão:

  • Capacidade de liderar;
  • Engajar pelo exemplo;
  • Bater metas;
  • Fazer mais, com menos esforço;
  • Levar os times à superação.

Para se destacar na Saúde, porém, o profissional deve unir administração e gestão. Para isso, é necessário planejar estratégias, dirigir processos, recursos e equipes e também controlar o andamento das rotinas. Porém, para que todas as técnicas administrativas reflitam em eficiência e qualidade operacional, é preciso fazer gestão. Ou seja, gestão é ter foco em resultados. 

A liderança, principal pilar da gestão, promove o trabalho orgânico. As pessoas precisam estar envolvidas em todas as estratégias e planejamentos. Sem o engajamento, os processos não são executados de forma correta. Os insumos e recursos, também não são usados de forma eficiente. Dessa forma, apenas administrar o dia a dia já não é o suficiente para a entrega de resultados empresariais. É por isso que fazer gestão é uma habilidade que promove e destaca profissionais dentro das organizações de Saúde e também para o mercado. E para isso, é importante manter os conhecimentos atualizados e perceber como aplicar as técnicas de administração, fundamentadas nas habilidades modernas de gestão. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.

Tags

Conteúdos relacionados

As Ferramentas para alcançar o Extraordinário