Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar 

Por Roberto Gordilho

Na Saúde é tradicional uma cultura organizacional direcionada para a aplicação de estratégias apoiadas em tecnologias. Com a amplitude de soluções e ferramentas ofertadas pela indústria tecnológica, muitos gestores apostam na troca de sistemas e implantação de máquinas modernas sem antes organizar processos e capacitar os colaboradores. Porém, na gestão hospitalar resultados satisfatórios para o negócio demandam uma visão integrada entre os cinco pilares da maturidade de gestão: governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologia processos e pessoas. 

Ou seja, para manter o equilíbrio do negócio em Saúde, a solução é gestão. E dá trabalho. A evolução da maturidade de gestão da Saúde implica que o gestor saiba trabalhar de forma conjunta com os pilares do conceito. Ou seja, investir em apenas uma área, como tecnologia ou engajamento, não garante a eficiência e a entrega de resultados de forma satisfatória. Isso porque, na Saúde, os negócios funcionam de forma orgânica e contínua. Conheça os cinco pilares da maturidade de gestão da Saúde:

Governança corporativa

Trata-se do sistema pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, envolvendo relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. A governança corporativa formaliza um conjunto de regras de como deve ser a conduta de cada funcionário e da equipe para que se alcancem os resultados estratégicos planejados.

Estratégia Empresarial

Na gestão hospitalar, é como a empresa pretende alcançar os objetivos almejados na administração estratégica. É o momento de elaboração da rota que será seguida pelo negócio, a organização dos recursos necessário para que a instituição se mantenha e garanta os objetivos. A estratégia empresarial é formulada por os gestores e empresários com a participação da alta administração.

Tecnologias de Gestão

São ferramentas capazes de estimular e promover a melhoria continuada de processos gerenciais. As novas tecnologias podem otimizar e automatizar processos e tarefas, bem como melhorar a execução de atividades e o retorno de resultados para análises e subsídios de tomadas de decisão. Porém, apenas investir em material tecnológico não é o suficiente. O gestor deve conhecer a fundo cada funcionalidade dos equipamentos e sistemas a serem implantados, capacitar e engajar os colaboradores que estão diretamente relacionados às tecnologias. Antes de tudo, é preciso que a casa esteja em ordem, com processos claros e comunicação e integração de equipes.

Gerenciamento de Processos

De acordo com o livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital: os caminhos para a o futuro da Saúde”, o gerenciamento de processo é a forma de encadear tarefas e responsabilidades de cada departamento da organização de Saúde. O gerenciamento é necessário para que as atividades aconteçam sem intercorrências (o que acarreta diretamente na baixa qualidade do serviço prestado e atendimento ao paciente).

Gestão de pessoas

Um hospital é feito e operado por pessoas e focado no atendimento para pessoas. Por isso, engajar, capacitar e incorporar pessoas qualificadas para determinadas tarefas é etapa importante para a garantir a maturidade da gestão. Assim, a gestão de pessoas pode ser definida como um conjunto de estratégias empregadas por empresas para desenvolver seu capital humano.

Compreender e administrar os pilares de forma sistemática e com estratégia é um fator que colabora para o aumento da maturidade de gestão. Além disso, permite maior segurança para o negócio e também para a atuação dos colaboradores e dos pacientes. 

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