Atuação voltada para a valorizar os profissionais e melhorar o uso de recursos estão entre os pilares da gestão baseada em valor
Por Roberto Gordilho
Um dos desafios do momento é acompanhar de forma sustentável as transformações na Saúde e se destacar diante da competitividade cada vez mais acirrada. E uma das estratégias que permitem preparar a instituição e gestores para esse cenário é a gestão baseada em valor. A metodologia é voltada para guiar a tomada de decisões e garantir o equilíbrio do negócio dentro da cadeia de valor. Trata-se de uma habilidade com forte potencial para ajudar os profissionais a se destacarem no mercado.
A gestão baseada em valor é um método de avaliação empresarial que tem como foco o valor da instituição. Demanda acompanhamento periódico com objetivo de maximizar o valor do capital investido.
A aplicação da gestão baseada em valor influencia positivamente diversas áreas do negócio. Como, por exemplo:
Desenvolvimento profissional
Ter uma equipe composta por bons profissionais, enquadrados em postos compatíveis com o perfil pessoal e técnico, é uma das formas de garantir os resultados esperados. E de forma eficiente. Esses elementos da gestão baseada em valor influenciam em outros ganhos: o desenvolvimento profissional dos colaboradores e a formação de líderes.
Desempenho
A avaliação de desempenho deve acontecer em todas as áreas da organização de Saúde. É uma estratégia de apoio para o desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, permite que o gestor possa aplicar estratégias de reconhecimento e valorização, como a remuneração por desempenho.
Otimização do RH
A proximidade do gestor com as equipes também representa uma forma de valorização. Além disso, a gestão dos recursos humanos ganha otimização com as avaliações de desempenho. Isso também facilita a disseminação da cultura organizacional. Uma vez reconhecidos e engajados, os colaboradores tendem a se envolver com a cultura. Assim, repassam de maneira natural os valores e propósitos.
Relacionamentos
Com toda a operação modelada pela gestão baseada em valor, a organização de Saúde é bem vista por parceiros, fornecedores e stakeholders. Isso também permite que o gestor que domina a metodologia ganhe destaque no mercado e dentro da instituição. O gerenciamento pautado nos melhores valores significa direcionar o negócio para o processo contínuo de otimização da operação.
Isso deve acontecer mesmo que o mercado ainda apresente desafios como a imprevisibilidade e inseguranças provocadas pela pandemia Covid-19. O balanço dos gastos e investimentos deve ser acompanhado para permitir o conhecimento holístico da operação. E, assim, permitir melhor suporte para a tomada de decisões e direcionar recursos para valorização e profissionalização do capital humano.
A gestão baseada em valores está dentro do conjunto de habilidades que permitem o desenvolvimento e solidificação de carreiras.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.