Transformar a gestão da organização de Saúde é preparar pessoas e processos para atender o cliente 4.0
Por Editorial GesSaúde
As transformações mercadológicas e sociais mudaram os hábitos de escolha e interação de pacientes e usuários com as instituições de Saúde. Startups, novas tecnologias e modelos de acesso aos serviços estão mais próximos do paciente/cliente 4.0. Para se destacar no setor e conquistar novas oportunidades, o gestor deve compreender não apenas esse novo perfil de cliente. É preciso aplicar técnicas modernas de gerenciamento para otimizar entregas e adequar a instituição para atender o paciente 4.0.
Historicamente, os perfis de consumo são estruturados conforme as mudanças na indústria. Dessa forma, os negócios se modelam para atender de forma estratégica as demandas crescentes e em constante transformação. A crise provocada pela Covid-19, por exemplo, dinamizou a participação mais ativa das pessoas no mundo online. Ou seja, com tráfego acelerado de informações, as pessoas podem escolher a organização de Saúde com valor agregado mais adequado às necessidades e melhor custo-benefício.
Novas oportunidades
O processo de empresarialização da Saúde está diretamente ligado à digitalização de parte da operação dos negócios. Isso implica em celeridade na execução de processos, melhor interação entre equipes e maior intimidade com o perfil do cliente. Assim, com as novas oportunidades de carreiras que estão surgindo no setor, os profissionais devem buscar pela atualização constante de conhecimentos e práticas de gestão. Afinal, estar preparado significa ter habilidades de gestão moderna voltadas para atender o cliente 4.0.
Gestão de pessoas
O home office está sendo adotado por diversas empresas. Na Saúde, esse movimento vem ganhando força tanto para as áreas de back office quanto para as assistenciais. Assim, gestores e líderes devem dominar plataformas de interação e gerenciamento de atividades, além de manter uma comunicação coesa com as equipes. Além de serem estratégias essenciais para manter o funcionamento orgânico da instituição, essas habilidades conferem destaque para os profissionais.
Teleconsulta
Com a crise coronavírus, o cliente 4.0 percebeu o valor e comodidade que a telemedicina proporciona. Novamente, o gestor que busca por solidez e reconhecimento na carreira precisa estar familiarizado com as novas tecnologias. É necessário manter a comunicação entre fornecedores, parceiros e laboratórios, por exemplo, para a efetividade da telemedicina. Isso requer gerenciamento remoto. E fazer gestão para melhor atender o cliente 4.0 é o oposto que apagar incêndios rotineiramente – na verdade, os profissionais que vão se destacar são aqueles capazes de evitar o início de fogareiros na operação da Saúde.
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Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.