Gestão da Saúde

Equilibre sua vida com a gestão do tempo

Sem uma boa gestão do tempo, corremos o risco de nos tornarmos estressados ou de ter síndrome de Burnout. Saiba agora como se organizar e alcançar seus objetivos

Por Roberto Gordilho

Fazer uma boa gestão do tempo vai muito além de garantir que as entregas saiam conforme o planejado. É fato que a gestão do tempo ajuda os profissionais a terem mais qualidade de vida. Afinal, perder prazos ou ficar sempre trabalhando na corda bamba, naquele aperto, é um dos principais motivos de estresse e Burnout. 

Pois é. A síndrome de Burnout, até um tempo atrás desconhecida, hoje se tornou uma das principais preocupações no setor de Saúde brasileiro. Segundo um estudo realizado por pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) em 2021, um em cada seis profissionais do setor apresenta sinais do problema, que é definido como um distúrbio psíquico de estresse físico e mental crônico relacionado a condições desgastantes de trabalho.

Uma boa gestão do tempo, portanto, nos permite alcançar o equilíbrio entre a nossa própria saúde, a família, os amigos, a carreira e os resultados. É aquela velha história de quem leva muito trabalho para casa. Transformar isso em hábito tira um tempo que a pessoa poderia estar com seus filhos, companheiros, ou mesmo fazendo uma atividade prazerosa. 

O grande problema é que, na velocidade do mundo atual, não é mais a gente que leva o trabalho para casa. Ele vai com a gente todos os dias, no nosso smartphone. Por isso mesmo há uma necessidade ainda maior de estabelecer o equilíbrio entre a nossa vida pessoal e profissional por meio da gestão eficiente do tempo.

Você já deve estar se perguntando por aí: como fazer isso, então? 

A realidade é que a semana tem 168 horas, não mais que isso. E se existe uma palavrinha aqui que é o segredo de tudo é priorização. É fundamental trabalhar com processos, se organizar, saber exatamente quais são as atividades e seus prazos e quais devem ser priorizadas, planejando e executando tudo isso com produtividade e eficiência. 

O ponto de partida para alcançar uma boa gestão do tempo é definir quais objetivos, metas ou resultados você quer alcançar tanto na sua vida profissional quanto na pessoal. Aliás, embora tenha muita gente por aí que diga que uma coisa pode existir separada da outra, o fato é que somos uma única pessoa, e a vida profissional e a pessoal se misturam. É por isso que é tão importante equilibrar essa balança por meio dessa boa gestão do tempo.

Definidos os objetivos, é hora de entender quais são as atividades necessárias para alcançá-los e se planejar. Organize sua rotina de forma a saber quais são os momentos que você irá dedicar ao trabalho e respeite as pausas. Quer um exemplo? Que tal desligar o celular quando vai praticar uma atividade física? Avise as pessoas que você estará ausente naquele período e crie esse hábito em seus colegas e líderes. Afinal, a prática de atividades físicas é fundamental pra garantir saúde física e mental, ambas cruciais para o bom desempenho profissional.

Na hora de executar essas atividades, é fundamental também saber priorizar, como já falamos. Lembre-se sempre: se tudo é urgente, nada é urgente. Afinal, ninguém é capaz de realizar múltiplas atividades ao mesmo tempo com foco e eficiência. Quem tenta fazer isso fica mais sujeito a erros e, claro, essa pressão pode trazer estafa e problemas de saúde.

Por fim, saiba estabelecer rituais de acompanhamento para verificar se os resultados que você planejou estão sendo alcançados. 

Com essas dicas é possível gerir o tempo de forma eficiente e garantir o equilíbrio tão fundamental para as nossas vidas.

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas