Muitos profissionais confundem soma de tarefas com resultados, e por isso não conseguem levar sua equipe ao sucesso
Por Roberto Gordilho
Pare um momento e analise sua rotina. É possível que você passe o dia imerso em tarefas operacionais, resolvendo problemas e apagando incêndios. E mesmo que tanta energia seja empenhada para manter a casa em ordem, a promoção e o reconhecimento parecem ainda distantes. Grande parte dos gestores na Saúde acreditam que somar tarefas e resultados são a mesma coisa. Contudo, sem uma mudança de pensamento e postura, se desenvolver dentro da organização de Saúde será uma tarefa muito difícil.
A transformação começa pela definição dos resultados que vão garantir seu destaque e reconhecimento na organização. Ou seja, quais são as entregas que de fato vão permitir que a instituição cresça e tenha sustentabilidade. Os resultados são formados pela produtividade e eficiência de cada área direcionadas para construir uma entrega significativa para contribuir com o desenvolvimento da organização. E isso é muito diferente de apenas somar as rotinas diárias e gerir problemas – os incêndios. Então, o primeiro passo é definir quais os resultados e a missão que devem ser executados pela sua área e equipe.
Por exemplo:
- Faturamento: nessa área muitos gestores acreditam que os resultados são referentes à quantidade de contas que entrega diariamente;
- Manutenção: neste caso, o erro é pensar que os resultados estão relacionados ao número de chamados atendidos e manutenções corretivas realizadas
- Assistência: a quantidade de procedimentos e atendimentos que você e sua equipe realizam.
Definitivamente somar tarefas não é resultado. Isso é trabalho. Nesse sentido, é preciso que os profissionais compreendam que a missão de sua área não é a quantidade de trabalho diário, problemas e intercorrências a resolver. Atuar dentro desse modelo de pensamento só resulta, na maioria das vezes, em mais trabalho. O mínimo que a organização espera de um gestor é que ele cumpra com suas obrigações cotidianas. Para avançar no reconhecimento e estar na esteira para uma promoção é preciso contribuir para o desenvolvimento do negócio.
E isso acontece quando cada área compreende seu papel na obtenção dos resultados empresariais. É papel do gestor e líder promover esse esclarecimento e desenvolver as pessoas nesse sentido.
Veja a diferença:
- Faturamento: um exemplo de resultado são as contas faturadas no mês. Ou seja, contas fechadas e processadas no mesmo mês. Assim, não há desperdício de tempo no processamento e fechamento das contas, o que pode interferir diretamente no fluxo de caixa;
- Manutenção: os resultados esperados podem ser obtidos pelas manutenções preventivas (disponibilidade e confiabilidade), o que reduz paradas processuais em outras áreas;
- Assistência: um exemplo de resultados nessa área é a redução no tempo de espera em conformidade com a qualidade de cada atendimento. O engajamento é fundamental para que todos cumpram prazos e sigam os processos.
Uma vez que a missão e os resultados empresariais são definidos, é preciso engajar e orientar as equipes, aumentar a produtividade, reduzir perdas e erros e estar sempre atento aos objetivos e metas a serem alcançadas. Dessa forma sua área contribui para a sustentabilidade e crescimento do negócio.
Fazer gestão parecer é simples, mas para se destacar é preciso atualizar os conhecimentos e promover uma mudança rápida de hábitos, desenvolver o DOM da gestão (disciplina, organização e método). E quando o gestor apresenta uma nova postura, as pessoas ao seu redor se sentem inspiradas, mais propensas a colaborar e também transformarem a própria postura. É assim que o reconhecimento surge.