Com a melhoria na gestão de processos e projetos, as metodologias ágeis impulsionam carreiras e conferem destaque para gestores da Saúde
Por Editorial GesSaúde
As metodologias ágeis são uma alternativa moderna para os modelos tradicionais de gestão, também conhecidos como métodos pesados ou clássicos. Na gestão da Saúde, essa nova abordagem garante agilidade e entrega de valor nos serviços e produtos finais.
Para os gestores, as metodologias ágeis contribuem para o reconhecimento e destaque de carreiras. Isso porque, elas são voltadas para aumentar a eficiência e reduzir o tempo de execução dos projetos e processos de negócios.
A melhoria contínua das rotinas é outro pilar desses conceitos. Assim como grande parte das técnicas de gestão na Saúde, as metodologias ágeis dependem das habilidades de liderança do gestor. Afinal, para que as entregas aconteçam de forma ágil e estejam alinhadas com os resultados empresariais, é necessário integração entre as pessoas responsáveis por cada etapa dos processos.
Dessa forma, ao implantar uma metodologia ágil na organização, o profissional é reconhecido por um conjunto de práticas que envolvem gestão de pessoas, planejamento, organização e crescimento acelerado.
Conheça algumas das principais metodologias ágeis:
- Scrum: trata-se de um modelo de trabalho baseado em ciclos de rotinas dentro de um determinado projeto. É uma metodologia focada na otimização do trabalho das equipes; torna os processos mais simples e claros, reduzindo o prazo de entrega dos resultados;
- Smart: essa metodologia permite criar projetos inovadores e que estejam condizentes com a realidade da organização de Saúde. É estruturada pelos cinco pilares SMART:
- S: Metas específicas;
- M: Metas mensuráveis;
- A: Metas alcançáveis;
- R: Metas relevantes;
- T: Trata-se do tempo necessário para que os resultados sejam entregues.
- Kanban: a visualização ampla das atividades é o principal aspecto desta metodologia. Os processos e projetos são divididos por etapas:
- To do: atividades que precisam ser feitas;
- Doing: as que estão em execução;
- Done: e as que já foram encerradas.
- Metodologia lean: amplamente usada por startups, essa estratégia é indicada para a elaboração e gerenciamento de projetos mais objetivos e menores.
- Feature Driven-Development (FDD): aqui o foco é desenvolver produtos e serviços com base nas suas funcionalidades. É uma metodologia ágil dividida em planejamento e construção.
Atualização profissional
Assim, todas as metodologias, apesar de suas especificidades, tem alto potencial para ampliar o reconhecimento e destaque de gestores na Saúde. É preciso ter foco e compreender bem as forças e fraquezas da organização para implantar o método mais adequado. Por isso, é importante que o gestor mantenha atualizados os conhecimentos sobre gestão e liderança. Dessa forma, é possível desenvolver a carreira e ser reconhecido dentro do mercado de Saúde.
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.