Planejar, liderar e usar tecnologias estão no conjunto de habilidades requisitadas para fazer parte das novas oportunidades no setor
Por Roberto Gordilho*
Ter acesso as novas oportunidades na Saúde não é uma ação passiva, não vai cair do céu. É preciso estratégia e saber entregar os resultados que vão além da execução das tarefas diárias. Mais que isso, também são necessárias habilidades de liderança, planejamento de carreira e domínio das novas tecnologias. Trata-se de unir conhecimento em gestão com experiência das necessidades apresentadas pelo setor. É assim que os profissionais conseguem se destacar e conquistar as novas oportunidades que estão surgindo.
Da consolidação do setor, novos modelos de negócio até as grandes aquisições, a Saúde está apresentando oportunidades de crescimento para o profissional moderno. Fazer parte desse ambiente altamente competitivo exige dedicação e aprimoração de conhecimentos e práticas. Afinal, fazer gestão pode ser simples, porém, não é uma tarefa fácil.
GPS
E para se atualizar, é possível utilizar os recursos online de aprimoramento profissional. Por exemplo, o GPS Gestor Extraordinário é uma mentoria online, criada por Roberto Gordilho, que auxilia os profissionais a se destacarem e conquistar novas oportunidades na Saúde. Conheça algumas estratégias voltadas para o crescimento e solidificação de carreiras:
- Defina onde quer chegar – Planejamento de carreira: é preciso saber onde se quer chegar para definir a melhor estratégia de alcance profissional. O gestor extraordinário deve conhecer as nuances do mercado, compreender as dinâmicas das carreiras em Saúde e, assim, ter conhecimento de entender onde chegar.
- Transforme sua equipe em um time – Liderança: o gestor extraordinário sabe transformar equipes em times engajados e comprometidos com os valores e objetivos da organização de Saúde.
- Estabeleça objetivos compartilhados – Estratégia: saber criar, implementar e monitorar uma estratégia é fundamental para alcançar o sucesso, mas é fundamental estabelecer objetivos compartilhados com as equipes.
- Defina a regra do jogo – Gestão de processos: através dos processos o gestor extraordinário consegue definir as regras do jogo e alocar sua equipe nas melhores posições para entregar resultados diferenciados.
- Use o máximo de tecnologia – Tecnologias de gestão: as novas tecnologias estão causando disrupção em todos os negócios. Por isso, o gestor extraordinário deve dominá-las e saber utilizá-las para maximizar os resultados.
- Comece o Jogo: implante os processos e tecnologia para alcançar as metas definidas na estratégia.
- Monitore com Dados: adote e execute um modelo de acompanhamento com dados e informação
- Agradeça, Comemore e Aprenda: Agradeça a todos que contribuiram, comemore as vitórias e aprenda com os erros e acertos.
- Implemente o aprendizado alcançado: Planeje o próximo ciclo implementando os aprendizados.
- Cuide do Networking e use as redes sociais a seu favor: Divulgue suas vitórias, compartilhe nas redes sua experiência e conhecimento, ajude e inspire outros.
Reconhecimento
Se destacar na Saúde significa ter o reconhecimento não apenas da alta gestão da organização de Saúde. Trata-se de apresentar ao mercado todas as habilidades que dinamizam o crescimento dos negócios. Inclusive, o empreendedorismo é uma das características que se enquadram nesse sentido. As novas oportunidades estão surgindo não apenas para quem quer construir uma carreira sólida dentro das instituições. É o momento também de inovar e criar soluções para os mais diversos desafios mercadológicos. Por isso, estar atualizado e saber praticar gestão é a principal forma de ser reconhecido e se destacar.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.