Se você é um líder, tente perceber como a comunicação afeta a produtividade da sua equipe e busque ao máximo eliminar os ruídos e falhas de interpretação
Por Roberto Gordilho
Quantas vezes você já se deparou com seus liderados causando a maior tempestade por uma falha que foi gerada pela falta de comunicação? Infelizmente, é quase inegável que todas as organizações de Saúde enfrentam ao menos uma vez por mês um problema ocasionado pela transmissão defeituosa de informações. Os prejuízos são ainda piores quando, por efeito cascata, a falha afeta a qualidade dos serviços prestados aos clientes.
Vamos lá. A comunicação consiste em fazer com que o receptor compreenda claramente o que você está dizendo, sem ruídos e brechas para interpretações errôneas. Dentro dos negócios, uma comunicação eficaz transforma a atitude das pessoas. Mais que isso, uma interlocução bem resolvida é capaz de evitar transtornos que vão desde a interrupção de processos, até prejuízos financeiros.
- Comunicar bem é fazer com que alhos não sejam confundidos com bugalhos;
- Que haloperidol não seja entendido como alopurinol;
- Prednisona com prednisolona;
- Agendamento, com atendimento;
- Fluxograma, com organograma;
E a lista pode se prolongar ainda mais tanto na área assistencial, quanto no back office.
- Roberto, mas como posso reduzir as falhas de comunicação na minha equipe?
Enfrentando Golias
Veja, após décadas desenvolvendo líderes e gestores, com mais de mil alunos que conquistaram o sucesso nas suas carreiras, ainda me deparo com pessoas que não sabem se comunicar bem. Tento sempre ser o exemplo para esses profissionais. Em meus vídeos, você pode notar que sempre esclareço mais de uma vez cada conceito e informação importante para o aprendizado.
É claro que transformar a cultura de comunicação exige aprimoramento contínuo. Só que você adotar algumas práticas que vão auxiliar na redução de ruídos e intercorrências na interlocução. Por exemplo:
Exerça a escuta ativa
Ouça com atenção e, principalmente, interesse sincero no que as pessoas estão dizendo. E não vale apenas para o diálogo. Mensagens por aplicativos ou e-mails devem ser lidas com foco e, se possível, mais de uma vez. E escuta ativa significa também falar menos, dar espaço e tempo para que os liderados terminem de explicar o que querem transmitir. E quando você conquistar essa habilidade, repasse o ensinamento para os membros da equipe. Torne-se o exemplo a ser seguido.
Seja transparente
Na liderança, ser transparente é aproximar os colaboradores dos objetivos e modelo de gestão por meio de dados e informações. Deixe todos cientes sobre mudanças que estão acontecendo e as que ainda podem ocorrer. Apresente números e uma base confiável de dados que permitam a cada liderado participar de certas decisões.
Atenção à norma culta da gramática
Ao escrever um formulário, prontuário, e-mail ou mesmo uma mensagem curta pelas plataformas de comunicação, use corretamente a pontuação e ortografia das palavras. Lembre-se que a mudança de uma vírgula pode alterar todo o significado de uma comunicação. Por exemplo:
- O gerente pediu o formulário até amanhã.
- O gerente pediu o formulário. Até amanhã!
- Informe todos os novos protocolos.
- Informe a todos sobre os novos protocolos.
Aprimore a cultura de feedbacks
E isso deve ser feito em uma via de mão dupla: apresente os feedbacks para seus liderados e permita que eles opinem sobre sua forma de conduzir o trabalho. A comunicação deve ser aperfeiçoada continuamente. Todos os dias é possível avaliar como cada colaborador está repassando informações e também como eles percebem e interpretam o que o líder transmite.
Existem diversas outras estratégias que vão otimizar a comunicação na sua área. Esteja aberto e focado para ser um líder que todos confiam e compreendem. Então, invista na sua carreira e aprofunde seus conhecimentos e habilidades de liderança. Somente assim você irá se destacar nesse mercado cada vez mais concorrido.