Gestão da Saúde

Como aumentar sua produtividade em 5 passos

Quando você tem foco e determinação, consegue aplicar técnicas efetivas para otimizar o trabalho e ampliar a produtividade – sua e da equipe

Por Roberto Gordilho

Precisamos deixar de lado a procrastinação. Falando assim, de forma direta, essa determinação soa muito mais como uma filosofia sem fundamento, dita da boca pra fora. Mas a questão é: se você é um líder e não consegue aumentar sua produtividade, é muito provável que sua equipe também não esteja com energia e fôlego concentrados nas metas e resultados. Então, não espere mais, deixe de perder tempo, seu e do negócio para o qual você trabalha. Afinal, organização de Saúde não tem coração. Mas, sim, balanço financeiro. 

Saiba planejar

Na Saúde, as transformações estão acontecendo em um ritmo muito frenético. Acabou o tempo em que era possível ficar esperando as coisas acontecerem para criar um planejamento. Para líderes e gestores, o planejamento diário começa sempre no encerramento do expediente. Ou seja, no final de cada dia você deve ter listadas as tarefas e obrigações para o próximo. Enumere cada ação que deve ser delegada e aquelas que vão exigir mais de sua concentração. No dia seguinte, antes de iniciar o turno, faça uma revisão sistêmica. 

Reuniões, reuniões e mais reuniões

Calma, não é bem assim. É claro que para ter um bom andamento, uma área precisa ter pessoas que estão conectadas com o propósito do negócio. É preciso deixar claro para cada colaborador o papel individual na busca pelos resultados. Só que evite exagerar na quantidade de reuniões. Criar diversas agendas demonstra falta de preparo e imaturidade organizacional. Quer uma prova disso? Em 2022 a Universidade da Carolina do Norte (EUA) fez um levantamento que apontou um dado alarmante: reuniões desnecessárias consomem R$ 540 milhões ao ano das grandes empresas

Então, vale relembrar: organização de Saúde tem balanço, mas não coração. Se você quer manter seu posto e a segurança da sua carreira, pare de desperdiçar tempo e dinheiro. 

Evite ser multitarefa

Os negócios não andam se apenas uma pessoa assumir todas as ações e responsabilidades. E com mais de 40 anos formando líderes e gestores, ainda vejo pessoas que querem abraçar o mundo, não sabem delegar e acabam se transformando em apagadores de incêndio – e que nada tem de produtividade. 

Mas não se iluda! 

Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo com eficiência e qualidade. Além do mais, se você tem uma equipe para gerenciar, está claro que aquelas pessoas são importantes para fazer as engrenagens funcionarem. Aprenda a delegar, conheça seu time, escolha as funções de acordo com o perfil de cada colaborador e deixe as tarefas mais estratégias para sua responsabilidade. 

Tecnologia na palma da mão 

(e na gestão dos negócios)

Na sua área, você sabe exatamente quais são as atividades que podem ser automatizadas? Quantas vezes você interagiu com o time de TI (Tecnologia da Informação) para revisar os processos e encontrar soluções tecnológicas que podem acelerar as rotinas e reduzir os erros? A tecnologia está aí não para tomar o lugar de profissionais. São sim ferramentas que auxiliam a desenvolver a produtividade, a organizar o trabalho das equipes e reduzir o tempo gasto com atividades manuais. 

Comece pelas tarefas menos complexas. Questione o que pode ser automatizado e quais ações demandam pensamento estratégico. Converse com seus liderados para compreender de forma capilar, quais são os processos passíveis de automação. 

Aprimore e ofereça aprimoramento

O líder eficiente está sempre focado em aprimorar suas habilidades e oferecer o mesmo valor para seus liderados. Então, invista em programas de treinamento e aperfeiçoamento, tanto para você quanto para os colaboradores. Torne-se mais íntimo dos anseios das pessoas que você lidera. Assim é possível encontrar formas de conquistar novas habilidades para que todos possam ampliar ainda mais a produtividade. 

Aumentar a produtividade é um caminho sem fim. Ou seja, é preciso otimizar cada vez mais a forma como você trabalha e como seus liderados assumem responsabilidades. O que uma estratégia consegue reduzir em tempo e desperdícios hoje, é bem provável que amanhã já não terá o mesmo peso sobre as rotinas. Portanto, comece agora a otimizar sua produtividade. 

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas