O ChatGPT é uma ferramenta que utiliza a inteligência artificial para responder perguntas e fornecer informações de forma natural, como se fosse uma conversa entre pessoas
Por Roberto Gordilho
Certa vez, durante uma live com o professor e amigo Renato Sabbatini, cientista Biomédico e da Computação, discutimos sobre o papel da inteligência artificial na Saúde, principalmente na área assistencial. Em determinado momento, esse grande especialista me apresentou seu espanto a respeito do ChatGPT. Afinal, Sabbatini tem uma vasta trajetórias no meio acadêmico, com centenas de publicações e citações.
Entre tantas experiências com essa Inteligência Artificial Generativa, o professor citou um artigo, escrito pela ferramenta, sobre Síndrome de Rett. “Ele (o ChatGPT) escreveu um artigo de 5 ou 6 páginas perfeito, melhor que boa parte dos compêndios médicos. Mas daí veio a grande decepção: eu pedi para que o ChatGPT me enviasse as referências bibliográficas, recentes sobre Rett. Pasmem: ele inventou todas”, garantiu Sabbatini.
O que é o ChatGPT
O avanço da tecnologia tem impactado fortemente diversos setores da economia, e o mercado de saúde com toda a certeza não é uma exceção. Com o advento do ChatGPT, o robô da OpenAI, um modelo de linguagem natural baseado em inteligência artificial, é possível prever grandes transformações nesse mercado.Trata-se de uma ferramenta que utiliza algoritmos de inteligência artificial para responder perguntas e fornecer informações de forma natural e conversacional. Esse modelo de linguagem usa uma enorme quantidade de dados e informações, que são processados e analisados para que o ChatGPT crie respostas de forma precisa e eficiente.
Conheça algumas utilizações para a Saúde:
Democratização da Saúde
No mercado de saúde, o ChatGPT tem um grande potencial para transformar a forma como os pacientes se relacionam com os profissionais de saúde e como as informações são compartilhadas e utilizadas pelos profissionais. Isso se deve principalmente a duas características principais: a capacidade de processar grandes volumes de informações e a capacidade de aprendizado contínuo.
Uma das principais transformações que o ChatGPT pode trazer para o mercado de saúde é a democratização do acesso à informação. Com o ChatGPT, é possível que pacientes e profissionais de saúde tenham acesso a informações precisas e confiáveis em tempo real. Isso significa que, mesmo em regiões mais remotas, onde o acesso a especialistas e a informações sobre saúde é limitado, os pacientes poderão ter acesso a informações importantes sobre doenças, tratamentos, medicamentos e outros temas relevantes.
Além disso, o ChatGPT pode ser utilizado para melhorar a comunicação entre médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, ajudando a identificar padrões e tendências em dados médicos, permitindo que os profissionais tomem decisões mais acertivas e precisas de acordo com cada caso..
Triagem
Outra área em que o ChatGPT pode ser utilizado é na triagem de pacientes. Com a capacidade de processar grandes volumes de informações e aprender continuamente, o ChatGPT pode ajudar a identificar pacientes que precisam de atendimento urgente ou que precisam de um tratamento específico. Isso pode ajudar a reduzir o tempo de espera nos hospitais e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes.
Além disso, o ChatGPT pode ser utilizado para melhorar a adesão dos pacientes aos tratamentos prescritos pelos médicos. Esse robô pode identificar padrões de comportamento dos pacientes e fornecer informações personalizadas para ajudá-los a seguir o tratamento adequadamente. Isso pode ajudar a reduzir o número de pacientes que interrompem o tratamento antes do tempo recomendado, o que pode levar a complicações de saúde mais graves.
Mas, afinal, o ChatGPT pode tomar meu lugar?
Essa é uma pergunta que escuto de diversos alunos meus. Por ser uma inteligência generativa, quanto mais o ChatGPT foi acionado, mais ele aprende e corrige possíveis falhas. Porém, como vimos no caso relatado por Sabbatini, ainda falta muito para que essa tecnologia seja confiável.
Então, sobre a possibilidae de o ChatGPT tomar o lugar de profissionais dentro de organizações de Saúde, eu prefiro responder perguntando: você confia o cuidado com sua saúde e bem-estar nesse robô? Ainda, caso algum parente ou amigo precise de um tratamento mais delicado e complexo, você acha possível entregar essa pessoa para um diagnóstico e cuidado elaborados pela máquina?
Está aí sua resposta.