Especialista explica a importância do treinamento e engajamento dos colaboradores no uso das novas tecnologias
Por Editorial GesSaúde
Maximizar a operação e garantir resultados cada vez mais satisfatórios no atendimento e cuidado com o paciente são desafios constantes para a gestão da Saúde. Com o frequente surgimento de novas tecnologias, a Saúde Digital torna-se um fator de modernização e transformação das organizações. Porém, antes de investir na adoção de ferramentas e soluções digitais, o gestor deve preparar internamente a instituição, considerando processos e capital humano. André Farias, médico com experiência em Gestão de Saúde, Consultor da GesSaúde, Co-fundador e CTO da FSL Governance, explica que capacitação de equipes e aprimoramento sistemático das rotinas são estratégias essenciais para garantir que as novas tecnologias resultem em maior qualidade e eficiência para o hospital.
“Os principais desafios na transformação digital de uma organização são rever os processos e saber se os colaboradores estão bem preparados. O gestor tem de considerar que a tecnologia não vai estruturar os processos e rotinas. Por isso, é importante organizar a casa para que a tecnologia seja uma ferramenta”, reforçou o especialista. Dessa forma, um elemento importante no processo de amadurecimento da gestão é compreender que as tecnologia tecnologias são um método para facilitar o trabalho na Saúde Digital. Farias explica que investir em soluções de última geração sem o preparo de todo o time pode resultar em prejuízos e aumento de custo.
O médico elenca as principais estratégias que preparam o hospital para a implantação de novas tecnologias:
- Capacitar: o gestor precisa reconhecer dentro das equipes o nível de preparo para a adoção da tecnologia que será investida. Oferecer capacitação também é uma forma de reconhecimento e investimento profissional;
- Engajar: o preparo técnico não é suficiente para o bom uso das novas tecnologias que serão implantadas. De acordo com Farias, “as equipes têm de comprar a ideia de utilizar a tecnologia”;
- Avaliação prévia: rever sistematicamente os processos, conhecer os “nós”, pontos de fraqueza e onde as rotinas podem ser aprimoradas garante que a tecnologia melhore de fato a operação do negócio;
- Feedbacks: após a adoção das novas tecnologias para a organização de Saúde, o gestor deve apurar as informações de adaptação junto aos colaboradores, avaliar o processo de adaptação e estruturar medidas de aprimoramento do uso das ferramentas.
Cultura organizacional
A Saúde Digital, a transformação da organização para as novas tecnologias, é mais que investimento. Conforme o médico e consultor, esse processo de mudança tem de fazer parte da cultura organizacional da instituição. “A cultura é fundamental nesse processo de transformação digital. Se o gestor não estiver trabalhando em uma organização que tenha uma cultura de revisão sistemática de processos, melhoria na qualidade do serviço, da assistência, uma cultura aberta para as inovações e adoção de novas tecnologias, com certeza a aquisição de novos equipamentos e soluções não será bem sucedida. Isso faz parte da Saúde 4.0”, descreveu Farias.
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