Estratégia Empresarial

Hospital: BSC como apoio ao planejamento estratégico

Metodologia ajuda a aferir resultados e permite traçar mapa de crescimento que considera objetivos e metas da organização

por editorial GesSaúde

Hospitais são organizações complexas, inseridas em um ambiente que se torna, progressivamente, mais competitivo, desafiador e impactado pelo avanço da tecnologia. Um planejamento estratégico bem estruturado demanda acompanhamento de resultados,  processos e evolução do time, de forma a responder aos desafios do mercado externo em constante evolução.

Estratégia empresarial: o desafio de ir além da mera formalidade

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia que auxilia os gestores na elaboração do planejamento estratégico. Ela foi usada primeiramente como uma ferramenta de avaliação de desempenho organizacional. Seus criadores, Robert Kaplan e David Norton, desenvolveram a ferramenta no início dos anos 1990, ao notar que os sistemas de avaliação utilizados até então tomavam como base apenas indicadores financeiros, o que não garantia uma visão rigorosa sobre a eficácia de um empreendimento. A evolução do BSC foi equilibrar esses indicadores com os operacionais, possibilitando um detalhamento melhor da atuação da organização.

A ideia é envolver todo o corpo empresarial, colaborador a colaborador, em uma mapa estratégico de crescimento, considerando objetivos e metas a serem alcançados de acordo com a realidade do negócio. É uma mudança de perspectiva gerencial, tirando o foco exclusivo no financeiro, envolvendo e integrando todos os setores da organização de Saúde na otimização. Para implantar, é necessário levar em consideração alguns pontos principais dessa metodologia:

  • Mapa estratégico: essa etapa consiste em ressaltar missões e objetivos da organização e elencar, em um mapa ou planilha, os objetivos de cada área ou departamento. Em seguida, é necessário identificar e apontar as interseções de auxílio entre áreas diferentes.
  • Mudança de cultura: É importante que o gestor apresente a metodologia para toda a equipe e motive o time a utilizá-la. O sucesso do BSC como ferramenta de maximização de resultados está baseado na integração dos departamentos  e na colaboração. Além de cumprir com as metas próprias, cada departamento tem de compreender que a organização tem de crescer como um todo e as suas metas contribuem para o trabalho de todos.
  • Indicadores: O BSC se vale de indicadores estratégicos de desempenho. Uma vez mapeado todo o negócio de acordo com os objetivos e metas individuais das áreas, o gestor deve criar os indicadores de crescimento e resultados. A avaliação periódica desses indicadores dará a visão e a métrica necessária para ajustes rotineiros.

A metodologia é dividida em quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos e aprendizagem e conhecimento:

  • Financeira: envolve indicadores e parâmetros que fornecem informações sobre como a estratégia empresarial está contribuindo para o retorno financeiro.
  • Cliente: traz informações sobre o mercado, traçando o perfil básico dos consumidores e segmentos. Qualidade, atendimento e custo são dados importantes, pois apresentam ao gestor a forma como a organização atua junto aos pacientes e podem contribuir na captação e fidelização de novos clientes.
  • Processos internos: avaliam competência e desempenho dos processos implantados. Abordagens de mensuração tradicionais estão mais focadas em dados históricos de desempenho, mantendo toda a estrutura de avaliação no passado que não se atualiza às mudanças de mercado, perfis de cliente, dinâmica de fornecedores e evolução de novas tecnologias. O BSC, ao contrário, implica em abordagem proativa e de melhor visualização global.
  • Aprendizado e conhecimento: dados que apontam o caminho para chegar aos objetivos planejados pelas perspectivas anteriores.  É importante capacitar e manter sempre ativo o aprendizado de colaboradores para melhorar o fluxo de informações, a aplicação de atitudes e a compreensão holística do empreendimento.

Com o BSC, a gestão terá um mapa estratégico que permeia, entre outros indicadores, volume de faturamento e participação no mercado (perspectiva financeira), valoração do cliente (perspectiva do cliente/mercado); ampliação da excelência operacional (perspectiva dos processos internos) e a compreensão e otimização do investimento em capital humano, mensurado pela perspectiva do aprendizado e desenvolvimento.

 

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Foto: Pixabay

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