Os relacionamentos interpessoais fazem parte dos pilares da inteligência emocional e estão intimamente ligados ao setor da Saúde
Por Roberto Gordilho
Você certamente já leu ou ouviu o poema de Carlos Drummond de Andrade, Quadrinha:
“João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.”
- Espera aí, Roberto. Você quer dizer que relacionamento interpessoal é quando amamos todos os colegas da equipe?
Não, não!
A Quadrinha de Drummond serve de exemplo sobre como a cooperação entre indivíduos pode mudar o rumo das coisas.
Os relacionamentos interpessoais fazem parte da rotina de qualquer negócio. Porém, construir elos sinceros e de cooperação mútua não tem nada a ver com sentimentos de intimidade. Mas, sim, com empatia e a capacidade de compreender motivações e objetivos individuais. Dentro das corporações, os relacionamentos interpessoais são construídos de forma que duas ou mais pessoas atuem em conjunto para atingir metas e objetivos.
E você pode fortalecer esse relacionamento com profissionais de outras empresas, setores e indústrias. Porém, para que isso seja efetivo, ou seja, traga bons resultados tanto para você quanto para o próximo, é importante adotar algumas práticas relacionadas à inteligência emocional:
1 – Escuta ativa
Acontece quando você está aberto para ouvir e compreender o que a outra pessoa está comunicando. Deve acontecer de forma genuína. Assim, você não perde os detalhes e pode agir conforme a informação demanda.
2 – Seja positivo
É muito difícil trabalhar com pessoas negativas. Mas também, aquelas que são exageradamente positivas, podem ser um encalço nos relacionamentos interpessoais. Ser positivo demanda que você saiba tirar o melhor de cada situação. Aprendizados e experiências valem muito para a construção da inteligência emocional.
3 – Aceite e ofereça críticas e feedbacks
Para isso, você precisa conhecer as pessoas, saber como se comunicar com cada uma delas e estar disposto a dialogar sobre suas opiniões. Feedbacks não podem ser uma imposição. E as críticas, são estratégias de ensinamento e aproximação entre líder e liderado.
4 – Tudo tem limite
Aprenda a impor seus limites (profissionais e pessoais). Os relacionamentos interpessoais não devem suprimir personalidades e políticas de trabalho. A cooperação deve ser mútua e baseada em respeito.
Comece o quanto antes a trabalhar sua inteligência emocional. Some seus potenciais e procure pessoas que possam contribuir para alcançar objetivos semelhantes.