Cada área de uma organização de Saúde precisa entregar resultados que estejam conectados com o objetivo macro do negócio
Por Roberto Gordilho
Entregar resultados e ser reconhecido por essa habilidade é um desafio que muitos gestores de Saúde enfrentam. Isso porque boa parte dos profissionais acredita que somar tarefas é a melhor forma de contribuir com os objetivos da organização. Porém, a quantidade de atividades realizadas ao longo da jornada não significa que o resultado esperado foi atingido. Definir de maneira clara o que a organização espera da sua área é o primeiro passo para se desenvolver e crescer como gestor.
Assim como qualquer negócio, uma organização de Saúde precisa ser sustentável e ter equilíbrio financeiro. Por isso, cada área (do back office ao assistencial) deve contribuir para esses pilares. Reduzir erros, aumentar a eficiência e garantir qualidade nas entregas é o mínimo que se espera de cada departamento. Com isso em mente, líder e gestor devem definir claramente qual é o resultado esperado pela área de suas responsabilidades.
O resultado de sua área deve estar conectado com o objetivo de negócio da organização. E somente somar as tarefas realizadas está muito longe de ser considerado como o resultado a ser alcançado, então o primeiro passo é definir: Qual o resultado que sua área deve entregar, no ano e no mês?.
Liderança
Sem um grupo de pessoas que trabalhe como uma equipe, os resultados dificilmente serão alcançados. E para que isso aconteça, todos devem compreender o que é esperado da área. Assim, após definir o resultado a ser entregue, ele deverá ser desdobrado em metas e objetivos mensuráveis. A seguir, discuta e compartilhe esse planejamento com a equipe. Isso significa transformar o resultado em objetivo compartilhado.
Dessa forma, a equipe começa a trabalhar, de fato, como um time. Entenda a diferença:
- Equipe é um conjunto de pessoas que trabalham juntas;
- Time é um grupo de pessoas que, além de trabalharem juntas, estão focadas em alcançar um objetivo maior que vai permitir o desenvolvimento do negócio – o objetivo do grupo é maior que os objetivos individuais.
Gestão
Então, com o resultado definido de forma clara, desdobrado em metas compartilhadas com o time, o próximo passo é fazer gestão. Isso significa:
- Acompanhar a produtividade e dar direcionamento ao time;
- Desenvolver pessoas para que tenham habilidades que contribuam para a entrega do resultado final;
- Aumentar a eficiência dos processos para alcançar os resultados de forma otimizada.
- Usar a tecnologia para avançar a produtividade e obter resultado com menos esforço.
São esses passos que levam o profissional a crescer no ambiente da Saúde. Além disso, quebra-se o ciclo de apagar incêndios diariamente. E todos esses comportamentos transformam a pessoa em um gestor extraordinário: capaz de entregar resultados acima da média e de forma contínua e consistente e levar seu time ao sucesso.