Sem categoria

5 passos para apresentar os resultados e ser reconhecido na Saúde

Saber apresentar os resultados é fundamental para ter visibilidade dentro da organização de Saúde em qualquer área de atuação

Por Roberto Gordilho

Sabe quando você trabalha arduamente, cumpre com todas as tarefas do dia e mesmo assim não tem o reconhecimento que merece? Então, existe uma falha que muitos profissionais não conseguem enxergar e de fato mudar a postura para se desenvolver na instituição: como apresentar os resultados.

Existe um passo a passo que pode ajudar os profissionais de qualquer área dentro de uma instituição de Saúde a conseguirem o reconhecimento que merecem. Afinal, em um  setor que está crescendo e se profissionalizando cada dia mais,  o nível de exigência por profissionais altamente capacitados e com destreza para entregar resultados evolui de igual maneira. Assim, além de entregar resultados superiores é preciso saber apresenta-los de forma profissional.

Confira 5 passos que podem ajudar você a gerar e apresentar seus  resultados de forma elegante e profissional e conquistar o reconhecimento e desenvolver sua carreira:

  1. Defina os resultados

O primeiro passo é mudar drasticamente o mindset. Ou seja, entender que entregar resultado é diferente de somar tarefas. O resultado é o que a tarefa produz. E não importa qual área ou nível da hierarquia você ocupa. É preciso conectar sua área e equipe com os resultados da organização. 

Para acelerar o processo de crescimento, o profissional deve alinhar os resultados de sua área e da sua equipe com os resultados buscados pela organização (qualitativos, econômicos e financeiros). 

É importante definir com clareza quais são os resultados (metas e objetivos) que devem ser alcançados e em que tempo (mensal, bimestral, semestral, anual).

  1. Combine os resultados

O segundo passo é combinar com seus superiores diretos quais são esses resultados. Muitas vezes as pessoas se sentem desmotivadas quando alcançam suas metas e, mesmo assim, elas são pouco reconhecidas pelos superiores porque as metas não foram “combinadas”. Dessa maneira, é preciso que todos saibam quais são os resultados que devem ser alcançados. Então, a comunicação deve ser clara em ambos os sentidos: tanto para a liderança, quanto para as equipes. 

Afinal, os resultados não podem ser obtidos de maneira solitária. É preciso contar com o apoio de todas as pessoas envolvidas nos processos. 

As metas e resultados devem ser transformados em objetivos compartilhados pela liderança e pela equipe, todos devem olhar para as mesmas metas.

  1. Planejamento

Depois disso, é preciso se estruturar para bater a meta. Isso significa ter planejamento: desdobrar as metas mês a mês e os resultados semanais. Para fazer isso, é necessário entender que a meta anual é a consequência das metas mensais que devem ser desdobradas em metas semanais para orientar o acompanhamento,

E novamente a comunicação com a equipe é necessária para que a estratégia aconteça. As pessoas precisam ser constantemente lembradas do que é esperado e das entregas que foram combinadas, para isso é fundamental o acompanhamento contínuo e sistemático.

  1. Acompanhamento

Agora é necessário acompanhar todo o trabalho. E aqui também exige uma técnica: os rituais de acompanhamento. São os momentos para avaliar os resultados, corrigir os erros, enxergar os pontos de melhoria e as oportunidades. 

Recomendo a criação de dois rituais:

  • Semanal: o ritual de acompanhamento semanal é o momento em que a liderança vai reunir sua equipe para acompanhar a evolução do trabalho e alcance das metas semanais, em caso de distorção deve-se tomar as ações para realinhar e garantir as metas do mês.
  • Mensal: REMAR (Reunião Mensal de Acompanhamento de Resultados). É o momento de dar potência aos processos. Aqui a liderança mede os resultados, registra tudo o que aconteceu ao longo do mês, avalia e analisa os erros e acertos da equipe, este é o momento de transformar aprendizado individual em aprendizado coletivo com a troca de informações sobre as dificuldades e acertos do mês;
  1. Saiba apresentar os resultados

Uma vez que todos os resultados foram colhidos, avaliados e analisados é preciso apresentá-los periodicamente para a direção. E isso deve ser feito de forma clara e profissional. Se a casa não está totalmente em ordem, é possível que nem todos os resultados sejam positivos. Isso não é um problema e portanto eles não devem ser omitidos. 

Muito pelo contrário!

Aqui o líder vai demonstrar maturidade, apresentar os resultados reais e os planos de ação traçados com a equipe para manter, acelerar, reverter ou corrigir o rumo para garantir os resultados do próximo período.

Saber apresentar os resultados é o que confere visibilidade. É o momento de demonstrar maturidade e capacidade para desenvolver a equipe e levá-la ao sucesso. É preciso mostrar que a área tinha uma meta, que foi periodicamente acompanhada, as equipes encontraram dificuldades no caminho, traçou e implementou planos para corrigir, o que culminou nos  resultados apresentados. 

Ao longo de todos os passos anteriores o profissional mostrou capacidade de planejar, habilidade para aprender, entender os desafios, motivar e liderar as pessoas e tomar decisões. O caminho para o reconhecimento está estruturado. 

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas