Os profissionais requisitados pelas novas oportunidades vão além de administrar o dia a dia: fazem gestão e entregam resultados acima da média
Por Editorial GesSaúde
Enquanto todo o mercado está lutando pela sobrevivência, a Saúde está passando por uma importante fase de transformação. A crise provocada pela Covid-19 despertou nas organizações a importância da sustentabilidade e equilíbrio financeiro. É parte do processo de empresarização do setor. E com isso, novas oportunidades estão surgindo para os profissionais que também mudaram o mindset.
Para se destacar, é preciso somar experiência com atualização profissional. É o momento de focar nas novas oportunidades que estão surgindo pela mudança de cultura das organizações: elas notaram que não têm coração, e sim, balanço financeiro. Se desenvolver nesse ambiente requer uma adaptação que há muito tempo estava em curso. Ou seja, abandonar o perfil administrador e assumir uma postura de gestor moderno.
Resultados
A diferença entre administrar e fazer gestão está na qualidade e capacidade de entregas. Administrar as tarefas diárias e apagar incêndios estão longe de atenderem aos anseios das organizações de Saúde. Para fazer parte das novas oportunidades, é necessário dominar habilidades de gestão. Que incluem, por exemplo:
- Atuar com foco em resultado
- Ter liderança liderança
- Incentivar a motivação das equipes
- Ter objetivos compartilhados
- E desenvolver olhar mais amplo ao longo do período de trabalho
Resultados empresariais
Somar experiências e atualização profissional com os novos paradigmas da Saúde é o pilar para o desenvolvimento das carreiras. Nesse contexto, se destaca o gestor que conhece quais são os resultados empresariais. Ou melhor, consegue entregá-los acima da média, de forma contínua e consistente.
Portanto, o momento pede urgência: é preciso o quanto antes mudar o mindset e procurar por atualização. E para isso as plataformas digitais se tornam fundamentais para os gestores e profissionais que querem fazer parte das mudanças que estão acontecendo na Saúde.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.