Carreiras

Perseverança: o caminho para o reconhecimento na Saúde

Seguindo alguns hábitos, é possível manter a perseverança e evoluir a carreira dentro da organização e no mercado de Saúde

Por Editorial GesSaúde

Perseverança é uma atitude que exige uma mudança fundamental na forma como trabalhar e lidar com o cotidiano. Na Saúde, diversas oportunidades estão surgindo. Por isso, é fundamental manter-se focado nos objetivos direcionados para o sucesso da carreira. Ter perseverança implica em ter autoconhecimento e direcionar esforços para o ‘fazer mais com menos’. Ou seja, trata-se de aplicar a gestão no dia a dia e também no desenvolvimento da carreira. 

Trace seus objetivos

Tenha foco e clareza na hora de traçar seus objetivos. É praticamente impossível termos perseverança se não conhecemos o que almejamos. Para se destacar na Saúde, o profissional deve estipular seus objetivos dentro de períodos estratégicos. Mais que isso, é fundamental que o tempo de conquista seja realista e condizente com as habilidades profissionais. Ter objetivos na carreira é saber onde quer chegar. 

Autoconhecimento

E para ter clareza na formulação dos objetivos, é fundamental conhecer os próprios pontos fortes e fracos. O autoconhecimento permite que o profissional formule um plano de carreira mais coerente com a realidade e os limites. Além disso, esse processo fornece subsídios para melhoramento de habilidades técnicas, de gestão e liderança, bem como mudança de hábitos pessoais. 

Flexibilidade

Seja flexível significa saber lidar com as adversidades. As transformações na Saúde acontecem cada vez mais aceleradas. Diversos são os desafios cotidianos. E para ter perseverança e se destacar nesse ambiente, o profisisonal deve ser flexível. Ou seja, trabalhar o dia executando pequenas tarefas, sempre tendo em vista a possibilidade de que tudo pode mudar. Dessa forma, lidar com as mudanças se torna um processo menos complexo.

Atualização

Em decorrência das diversas oportunidades que estão surgindo, é fundamental se manter atualizado profissionalmente. Isso fortalece a perseverança. Afinal, para se destacar, entregar resultados empresariais e evoluir na carreira é fundamental conhecer e aplicar fundamentos de gestão moderna, liderança e inovação. 

Ter perseverança é, inclusive, uma transformação na forma como as pessoas enxergam o profissional. Estar em equilíbrio e sintonia com os objetivos, além de lidar estrategicamente com as mudanças abruptas são habilidades vistas e reconhecidas por todos dentro de uma organização de Saúde. Principalmente, pela alta gestão. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.

Tags

Conteúdos relacionados

As Ferramentas para alcançar o Extraordinário