Evoluir na carreira demanda foco, metas, organização e outras técnicas para eliminar a procrastinação
Por Roberto Gordilho
A empresarialização da Saúde tornou o tempo um capital ainda mais valioso. É preciso cuidar das rotinas organizacionais e voltar atenção para a atualização profissional. Por isso, a procrastinação é um dos vilões dos profissionais que estão em busca de reconhecimento e destaque no setor. Com mudança de hábitos e técnicas específicas, é possível eliminar a delonga na tomada de ações e execução de processos.
Um fator decorrente da procrastinação é a ansiedade. E, como consequência, a atitude de tentar fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Crie uma lista de atividades para otimizar o dia. Estabeleça prioridades e determine as urgências. É preciso entregar as tarefas no horário certo, com qualidade e eficiência. Para eliminar a procrastinação, é preciso otimizar o período gasto para cada ação. Afinal, a gestão do tempo é outro fator primordial para fazer parte das novas oportunidades que estão surgindo na Saúde.
Crie metas
Seja realista e crie metas para a lista de atividades. Leve em consideração o tempo disponível, a qualidade das entregas e também os objetivos da organização de Saúde. Ao fazer isso, o profissional consegue vislumbrar qual é o lugar de cada ação dentro do prazo e valores estabelecidos pela instituição. Essa é outra habilidade que permite o destaque e reconhecimento dentro da organização e também no mercado.
Divida as tarefas
Cada atividade pode ser desmembrada em outras menores. Após elencar as prioridades e urgências, uma forma de evitar a procrastinação é criar mini tarefas. Dessa forma, o profissional amplia suas capacidades de atuação e usa de forma adequada o tempo. Muitas pessoas podem levar horas para desenvolver um desafio. Ao desmembrá-lo, contudo, é possível ter uma ideia das ações mais eficazes que vão auxiliar na entrega final.
Tenha foco
A falta de foco é o principal alimento da procrastinação. Por isso, a primeira coisa que se deve fazer é eliminar os estímulos externos e desnecessários para a execução das rotinas. Por exemplo, redes sociais e notificações de aplicativos que não estão ligados com a operação dos negócios devem ser evitados. Bons profissionais se destacam na Saúde por saber como utilizar os recursos tecnológicos e qual o momento certo para isso – principalmente as plataformas de relacionamento.
Carreira é tudo
A procrastinação é uma forte barreira para o crescimento profissional. Carreiras sólidas são construídas com determinação e estratégia. E procrastinar é um elemento que não faz parte do cenário mercadológico – está inserida na personalidade da pessoa. Por isso, é possível eliminá-la e conquistar novas oportunidades. O momento é promissor para isso. Com tantos desafios surgindo nos negócios em Saúde, é hora de mostrar o potencial para o mercado e se destacar em um ambiente altamente competitivo. Invista na atualização profissional e no conhecimento de novos conceitos e técnicas de gestão e solidificação da carreira.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.