Na Saúde, os resultados empresariais vão além das entregas e serviços assistenciais; essa mudança de cultura é o que confere destaque para os profissionais
Por Roberto Gordilho*
Os resultados empresariais são a base de todos os negócios, inclusive e mais que nunca na Saúde. Mas isso não significa que a assistência está em segundo plano. Muito pelo contrário. Para entregar bons resultados empresariais são necessários bons resultados assistenciais. E para se destacar no setor é importante que o profissional entenda o quão importantes são os dois resultados tem em vista o cuidado centrado nas pessoas, nos clientes. A assistência é meio para os retornos pretendidos pelo negócio. E ter essa cultura na hora de aplicar os conceitos de gestão é o que confere reconhecimento aos bons gestores.
Nesse sentido, para iniciar o processo de evolução na carreira, é preciso compreender o que são os resultados empresariais: a razão de ser para qualquer negócio. Ou seja, enquadram os objetivos necessários para permitir o crescimento da organização de Saúde como empresa. Por isso, os resultados são definidos no planejamento estratégico da instituição. Para se manter em destaque, o gestor deve acompanhar e medi-los frequentemente para nortear a operação de acordo com o que foi planejado.
Engajamento
Outro importante fator para obter os resultados empresariais é engajar as equipes para esse objetivo. Ser um bom líder demanda assumir um perfil de comportamento profissional que sirva de exemplo para os liderados. Também se faz necessário compartilhar as metas e objetivos da organização de Saúde. Isso é necessário para que o negócio se mantenha sustentável e permita a continuidade dos resultados assistenciais. Mas, para angariar a atenção da alta administração da instituição é preciso ir além.
Tarefeiro nunca mais!
As novas oportunidades que estão surgindo na Saúde pedem um perfil moderno de profissional. Para fazer parte desse novo cenário é preciso saber gerenciar as rotinas de forma a eliminar as intercorrências. Isso implica, por exemplo, em dominar a habilidade de construir processos claros, interligados e usar a tecnologia a seu favor. Portanto, é um modelo de trabalho que se distancia da execução de diversas tarefas sem, contudo, atender aos resultados empresariais.
Organização e planejamento são a chave para se destacar frente a um cenário cada vez mais desafiador. As demandas surgem diariamente. Por isso, saber a ordem das rotinas, engajar e desenvolver pessoas para os resultados empresariais fazem parte do conjunto de habilidades que confere o destaque e reconhecimento aos profissionais do momento.
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Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.