Na gestão de processos os indicadores fornecem dados e informações para que o gestor tome as decisões mais assertivas
Por Editorial GesSaúde
No processo de empresarialização da Saúde os resultados são importantes. Mas devem ser medidos e acompanhados para que, de fato, estejam de acordo com os objetivos da instituição. Acompanhar e metrificar são pilares da gestão de processos. E os indicadores são as ferramentas essenciais para que o gestor tome as decisões mais assertivas e, assim, amplie o reconhecimento.
Os indicadores também são importantes pois permitem ao gestor conhecer profundamente os processos. Isso, pois, avaliam as rotinas em diferentes aspectos e competências. Conheça alguns dos tipos de indicadores mais utilizados na gestão de processos:
- Eficácia e eficiência: apesar da semelhança semântica, esses dois indicadores são distintos. Mais que isso, compreender os dois conceitos e saber aplicá-los para a gestão de processos confere destaque ao gestor. A eficácia se dá quando um resultado planejado é atingido. Já os indicadores de eficiência demonstram quando os resultados são alcançados utilizando a menor quantidade possível de recursos.
- Capacidade: esses indicadores avaliam a relação entre quantidade de resultados e tempo disponível para atingi-los;
- Produtividade: relação entre entregas de processos e os recursos utilizados;
- Qualidade: esses indicadores representam a conformidade obtida na execução dos processos.
Reconhecimento
A aplicação adequada dos indicadores permite não apenas maior consonância na gestão de processos. Essa habilidade também demonstra a percepção e maturidade administrativa do gestor. Permite que ele entregue os resultados empresariais, fomente o crescimento da organização de Saúde e amplie sua competência de gerenciamento em situações adversas. São essas qualidades que garantem maior reconhecimento ao profissional pela alta administração.
Entenda por que os indicadores contribuem para o desenvolvimento da instituição e para o reconhecimento e destaque do gestor:
- Fornecem detalhes sobre cada etapa da gestão de processos;
- Ampliam o conhecimento sobre a capacidade técnica e o perfil dos responsáveis por cada rotina;
- Une eficiência e eficácia para a gestão de processos;
- Demonstram a capacidade de gerar resultados empresariais com redução de custos;
- Ajudam o gestor a desenvolver a gestão de pessoas e recursos.
Utilizar indicadores para a gestão de processos pode parecer simples. Porém, é preciso desenvolver habilidades conceituais e práticas. Por isso, o profissional precisa se atualizar constantemente e, assim, garantir eficiência e eficácia no cotidiano. Consequentemente, o reconhecimento e destaque são conquistados com menor tempo.
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Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.