A gestão do tempo está relacionada ao planejamento e execução de prioridades na carreira e cotidiano da Saúde
Por Editorial GesSaúde
A habilidade de gestão do tempo é uma das características predominantes para o destaque e reconhecimento de carreiras dentro do mercado de Saúde. Trata-se de um processo de planejamento e execução de atividades e rotinas, de modo a centralizar energia e foco para resultados e qualidade de entregas. Além disso, a gestão do tempo aplicada no desenvolvimento da carreira permite previsibilidade e redução de surpresas. Por isso, é uma habilidade requisitada no mercado de Saúde – cada vez mais competitivo.
Com a gama de novas oportunidades surgindo, é importante que o profissional saiba utilizar o tempo de maneira eficaz e sem desperdícios. Além disso, saber administrar bem o tempo confere destaque, reputação e confiança. Afinal, devido à complexidade do setor, as organizações de Saúde focam atenção nas pessoas resolutivas, compromissadas e que garantem a entrega de resultados no tempo certo. Porém, que fique claro: gestão do tempo tem pouco ou nada a ver com o apagar de incêndios diário.
Saiba delegar
A organização faz parte do conjunto de características que conferem destaque para os profissionais da Saúde. É importante, contudo, estruturar as atividades de modo a concentrar atenção e energia nas prioridades diretamente ligadas à função ocupada. Por isso, o gestor deve saber delegar atividades para seus colaboradores. Isso permite o distanciamento do perfil “faz tudo”. Saber delegar é tanto uma estratégia para a gestão do tempo, como habilidade de gerenciamento de pessoas e liderança.
Elimine a procrastinação
Tarefas mais complicadas e menos prazerosas comumente são deixadas de lado. Além disso, muitos profissionais perdem energia ao executá-las, prejudicando as demais atividades. Esses são alguns dos aspectos da procrastinação. Para a gestão do tempo, é fundamental que o profissional se mantenha focado em evitá-la (ou melhor, eliminá-la de uma vez por todas).
Deadline
A gestão do tempo, quando aplicada de forma correta, garante diversos resultados positivos. É uma dualidade de ganhos e eliminação como, por exemplo:
- Mais tempo livre, menos tempo perdido;
- Mais atividades executadas, menos trabalho para assumir;
- Mais oportunidades abertas, menos esforço para se destacar
- Maior foco para atividades que realmente importam, menos estresse.
Porém, para obter esses benefícios, o profissional deve saber impor prazos. É necessário ter uma visão realista do tempo para execução eficaz de cada tarefa. Os deadlines são importantes para permitir que outras tarefas sejam realizadas. E, por isso, o gestor e líder também deve dominar essa habilidade: conhecer o perfil de cada colaborador e liderado para propor tempo realista de condução de processos e ações.
A Saúde passa por um turbilhão de transformações altamente aceleradas. Dessa forma, quem vai se destacar conhece as estratégias para alcançar os objetivos com menos tempo, esforço e mais eficácia. São esses os princípios que guiam a gestão do tempo.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.