O profissional que obtém reconhecimento da organização entrega resultados e contribuiu com o crescimento e desenvolvimento institucional
Por Roberto Gordilho
Em meio a tantas transformações na Saúde, o profissional que vai se destacar entrega não apenas resultados. Mas, também, colabora para o desenvolvimento de toda a organização e pessoas que estão envolvidas no negócio. As novas oportunidades demandam uma mudança comportamental de quem quer alavancar a carreira. Estar atento ao engajamento das equipes, o uso sustentável dos recursos e novas formas de manter a operação e reduzir custos são algumas habilidades que promovem reconhecimento. Ou seja, é preciso fazer gestão para se destacar no cenário em crescimento.
Os resultados empresariais estão no foco das organizações de Saúde. Essa é uma característica do processo moderno de empresarialização. O lucro e a sustentabilidade das finanças permitem o crescimento das instituições em um mercado cada vez mais competitivo. As consolidações e aquisições acontecem em ritmo acelerado. As novas tecnologias estão quebrando paradigmas e mudando a relação com os clientes. Por isso, terá destaque o profissional que está acompanhando esse movimento.
Fazer gestão vai muito além de cumprir as obrigações rotineiras. Isso significa ter afinidade com conhecimentos que permitem o profissional propor novas formas de lidar com os desafios. Por exemplo, os líderes devem estar próximos de seus liderados. Precisam conhecer o perfil de cada um e saber o momento de posicioná-los em postos mais estratégicos.
Experiência
O profissional que vai se destacar sabe conduzir os processos com visão holística de toda a cadeia de produção. Mais que isso, domina os conhecimentos para reestruturar as rotinas de forma a melhorar a entrega de resultados. Tudo isso faz parte do conjunto de habilidades que promovem o crescimento da organização de Saúde. Nesse sentido, a experiência do cliente domina maiores proporções no foco da instituição. Assim, se destaca a pessoa que compreende de ponta a ponta como sua atividade pode contribuir para melhorar a passagem do cliente pela instituição.
Esses são apenas alguns exemplos de como os profissionais podem colaborar para o desenvolvimento e crescimento das instituições. É o perfil que, além de entregar resultados, ganha a atenção dos altos cargos diretivos e, por vezes, de outros ambientes do mercado. Cumprir com as obrigações é primordial. Mas, para se destacar, é necessário ter perfil e atuar como gestor colaborativo para o crescimento de toda a organização.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.