O passo mais importante para uma boa gestão de consultório é ter visão de negócios e saber aplicar as estratégias mais adequadas para aumentar a eficiência
Por Roberto Gordilho
Você sabe qual a semelhança entre consultório, clínica e centro médico? Do ponto de vista da gestão, todos são negócios. E isso vale para qualquer porte e área de atuação. Um dos grandes erros da gestão de consultório é administrar o empreendimento como se fosse uma extensão da vida pessoal. O consultório tem obrigações a cumprir, sejam elas financeiras, contábeis, sociais ou fiscais. Por isso, mesmo que seja composto apenas pelo profissional e um atendente, é preciso ter equilíbrio e sustentabilidade financeira para alcançar a eficiência.
Assim como qualquer negócio, os parâmetros básicos de gestão e administração valem para os consultórios. Aliás, são primordiais para que o empreendimento cresça de forma sustentável e evite desperdícios e prejuízos.
Então, vamos conhecer cinco dicas para uma boa gestão de consultórios e como aplicá-las no cotidiano.
- Extensão da casa
Não! Seu consultório ou clínica não pode ser visto como uma extensão da sua vida social, ou do seu lar. É preciso separar os dois ambientes de forma equilibrada. Afinal, quando um profissional se propõe a abrir um consultório o primeiro passo para isso é montar um bom plano de negócios. E isso implica em equacionar as finanças, organizar uma estrutura e definir seu nicho de atuação, por exemplo.
- Saber onde chegar
É preciso definir um norte, um objetivo para seu consultório. Seja transformá-lo em uma clínica ou centro médico, é preciso escalar o negócio e evitar que fique obsoleto e seja ultrapassado pela concorrência.
- Metas
Se você não estipula metas para seu consultório, acaba realizando um trabalho que está abaixo do seu verdadeiro potencial. Elas vão direcionar o crescimento do seu negócio rumo ao objetivo estipulado. Para a gestão de consultório, as metas podem indicar quais pontos devem ser otimizados e quais as melhores estratégias para alcançar o objetivo.
- Liderança
Se você tem uma ou mais pessoas que fazem parte do consultório, é preciso ter senso de liderança. O desenvolvimento das pessoas também é responsabilidade do profissional por trás do negócio. Por exemplo, um atendente ou secretária devem ser motivados e engajados a oferecer a melhor recepção e atendimento aos clientes. Esses colaboradores são o primeiro ponto de contato com o consultório.
- Planejamento
Já que seu negócio vai crescer, é fundamental que os processos de gestão estejam bem estruturados. Uma expansão desestruturada pode implicar em desperdícios e descontrole. Quanto mais planejamento, maior será a clareza que o profissional tem do desenvolvimento da empresa. E isso envolve habilidades, como:
- Liderança: pessoas engajadas em oferecer um bom atendimento ao cliente;
- Gestão financeira: deve estar desconexa das finanças pessoais. É preciso saber gerenciar o recebimento de convênios, por exemplo;
- Criar metas de faturamento;
- Aplicar estratégias para atrair e reter clientes;
Fazer a gestão do consultório é saber onde se quer chegar e desenvolver um caminho a ser trilhado. Com um bom planejamento as rotinas gerenciais são incorporadas no cotidiano do negócio. E formam um alicerce sólido para o crescimento e expansão do empreendimento, além de consolidar a carreira do profissional.