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4 dicas para manter bons relacionamentos interpessoais

Os relacionamentos interpessoais fazem parte dos pilares da inteligência emocional e estão intimamente ligados ao setor da Saúde

Por Roberto Gordilho

Você certamente já leu ou ouviu o poema de Carlos Drummond de Andrade, Quadrinha:

“João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.

João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história.”

  • Espera aí, Roberto. Você quer dizer que relacionamento interpessoal é quando amamos todos os colegas da equipe?

Não, não!

A Quadrinha de Drummond serve de exemplo sobre como a cooperação entre indivíduos pode mudar o rumo das coisas. 

Os relacionamentos interpessoais fazem parte da rotina de qualquer negócio. Porém, construir elos sinceros e de cooperação mútua não tem nada a ver com sentimentos de intimidade. Mas, sim, com empatia e a capacidade de compreender motivações e objetivos individuais. Dentro das corporações, os relacionamentos interpessoais são construídos de forma que duas ou mais pessoas atuem em conjunto para atingir metas e objetivos. 

E você pode fortalecer esse relacionamento com profissionais de outras empresas, setores e indústrias. Porém, para que isso seja efetivo, ou seja, traga bons resultados tanto para você quanto para o próximo, é importante adotar algumas práticas relacionadas à inteligência emocional:

1 – Escuta ativa

Acontece quando você está aberto para ouvir e compreender o que a outra pessoa está comunicando. Deve acontecer de forma genuína. Assim, você não perde os detalhes e pode agir conforme a informação demanda. 

2 – Seja positivo

É muito difícil trabalhar com pessoas negativas. Mas também, aquelas que são exageradamente positivas, podem ser um encalço nos relacionamentos interpessoais. Ser positivo demanda que você saiba tirar o melhor de cada situação. Aprendizados e experiências valem muito para a construção da inteligência emocional.

3 – Aceite e ofereça críticas e feedbacks

Para isso, você precisa conhecer as pessoas, saber como se comunicar com cada uma delas e estar disposto a dialogar sobre suas opiniões. Feedbacks não podem ser uma imposição. E as críticas, são estratégias de ensinamento e aproximação entre líder e liderado. 

4 – Tudo tem limite

Aprenda a impor seus limites (profissionais e pessoais). Os relacionamentos interpessoais não devem suprimir personalidades e políticas de trabalho. A cooperação deve ser mútua e baseada em respeito. 

Comece o quanto antes a trabalhar sua inteligência emocional. Some seus potenciais e procure pessoas que possam contribuir para alcançar objetivos semelhantes. 

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