Gestores Extraordinários da Saúde

3 dicas para ter autonomia na gestão em organizações de Saúde

Autonomia deve ser conquistada, não é um mérito que surge de forma gratuita e passiva; é preciso ainda entender que o aumento de responsabilidades é uma consequência direta

Por Roberto Gordilho

Autonomia tem a ver com confiança, com a garantia esperada de que as coisas vão acontecer, que o resultado será entregue. Trata-se muito mais de uma atribuição conquistada que um mérito ou benefício que surge passivamente. Então, vamos para a primeira consideração deste artigo: é preciso construir a autonomia que se quer ter.

O que muitas vezes pode acontecer dentro de uma organização de Saúde é a existência de líderes e gestores centralizadores. Claro, ainda que o setor esteja passando por tantas transformações e mudanças drásticas, o perfil de chefia autoritária não foi eliminado em 100% dos negócios e ainda está presente em muitas instituições. Porém, não vamos falar aqui sobre como transformar ou – pior – digladiar com os superiores. 

Não importa a área de atuação, confiança é um bem valioso e que é visto por todos ao seu redor, principalmente pela direção. Então, vamos para algumas dicas de como conquistar a confiança, aumentar sua autonomia e se desenvolver profissionalmente na organização de Saúde:

Dica 1: saiba o que é esperado de você

As tarefas do dia a dia são obrigações. Volume de tarefas não é o mesmo que resultado. É preciso compreender claramente qual resultado é esperado de seu trabalho e como colaborar para alcançar os resultados de sua área. Organização e disciplina podem reduzir as probabilidades de desperdício de tempo e energia. E o tempo é um bem muito valioso para os negócios. Portanto, seu líder precisa compreender que você tem a capacidade de entregar os resultados, cumprir com as tarefas, sem que haja necessidade de cobranças constantes. 

Dica 2: quando os erros acontecerem…

Mostre para sua liderança que você é capaz de assumir responsabilidades. Isso acontece não apenas entregando resultados e sendo eficiente com as entregas. No mundo da Saúde, nem sempre é possível que tudo aconteça como o planejado.

Erros podem acontecer, por mais que uma das nossas principais tarefas seja sempre evitá-los. Porém, é quando eles acontecem que o profissional demonstra maturidade e sua capacidade de conquistar confiança e, por consequência, mais autonomia.

Então, se errar:

  • Reconheça o erro;
  • Entenda o que não deu certo;
  • Trabalhe para corrigir;
  • Aprenda com o erro;
  • Transforme o erro em um processo de aprendizado coletivo com a equipe;
  • Elabore estratégias para minimizar as possibilidades de o erro acontecer futuramente.

Dica 3: autonomia e responsabilidades andam juntas

É fundamental entender que quanto mais autonomia, mais responsabilidades serão repassadas ao profissional. Portanto, é imprescindível manter atualizados os conhecimentos técnicos e de gestão. Ou seja, é preciso haver equilíbrio entre disciplina, organização e método (o DOM da gestão) seja qual for a área em que você atua. 

Construa uma boa estratégia para conquistar a confiança da liderança e da direção. Mantenha suas habilidades atualizadas e a atenção focada nos resultados esperados. Assim, será possível desenvolver sua carreira com reconhecimento e equilíbrio dentro da organização de Saúde, e conquistar cada vez mais autonomia. 

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