Perfil empreendedor, liderança, habilidades gerenciais, atualização profissional, e bons relacionamentos são fundamentais para se destacar na Saúde
Por Editorial GesSaúde
As pessoas estão em busca de bem-estar e qualidade de vida. São necessidades que se fazem presentes dentro e fora das organizações. Ou seja, clientes e colaboradores demandam novas formas de relacionamento e entregas mais eficientes.
Para os líderes e gestores, o reflexo direto está na condução das rotinas e gerenciamento de equipes. Afinal, estamos falando de um mercado feito por pessoas que cuidam de outras. Então, para se destacar na Saúde é essencial adotar hábitos que convergem para uma melhor adaptação aos novos paradigmas que estão surgindo.
Perfil empreendedor
Novas formas de relacionamento com clientes e fornecer serviços com maior eficiência fazem parte da entrega de resultados empresariais. É com essa visão que o gestor deve acompanhar os indicadores e conduzir as rotinas. Ter um perfil empreendedor significa saber como entregar os resultados almejados pela organização. Nesse papel também está a habilidade de fazer mais com menos: redução de custos, despesas, insumos e tempo.
Liderança
O conceito de qualidade de vida está diretamente relacionado à auto-estima das pessoas. Equipes motivadas, que trabalham com objetivos compartilhados, estão mais dispostas a cumprir com as metas da área. Quando os colaboradores enxergam o valor do próprio trabalho na entrega dos resultados, fica mais fácil o engajamento com os objetivos da instituição. E transformar equipes em times é uma das habilidades que permite o destaque e reconhecimento de líderes e gestores.
Analise o cenário
Outro hábito que permite o gestor se destacar na Saúde é o olhar analítico. O mercado está passando por um forte processo de empresarialização. As novas tecnologias fornecem a todo momento dados e informações sobre tendências de consumo e comportamento. Usar esse arsenal permite uma tomada de decisões mais assertiva e adaptação rápida aos novos cenários. Portanto, é fundamental analisar o cenário mercadológico e como a organização está se movimentando nesse ambiente.
Network
Bons relacionamentos na Saúde permitem que gestores e líderes troquem aprendizados. Mais que isso, o network é uma forma de estar a par do ciclo de novas oportunidades que estão surgindo no mercado. Para fortalecer esse hábito é preciso praticar uma boa liderança, fomentar a comunicação nas redes sociais e compartilhar conhecimentos e experiências.
Atualize seus conhecimentos
Por em prática todos os hábitos anteriores só trará resultado e reconhecimento se as habilidades profissionais estiverem atualizadas. Muitos players estão ingressando no setor. Serviços e produtos inovadores dividem a todo momento a atenção da alta administração e também dos clientes. Por isso, para se destacar na Saúde é fundamental somar experiências com conhecimentos modernos de gestão e práticas organizacionais.
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.