O reconhecimento na Saúde exige uma postura proativa, que saiba desenvolver as equipes e entregar os resultados necessários para o negócio
Por Editorial GesSaúde
Muitos profissionais passam pela sensação de que a carreira não está evoluindo, está estagnada. Os esforços, por mais energia que consomem, não retornam em reconhecimento e destaque. Porém, trata-se apenas de uma situação que pode ser superada. A estratégia envolve a entrega de resultados empresariais e uma postura que concilia habilidades de gestão e liderança. Além disso, é necessário que o profissional conheça as novas oportunidades que estão surgindo no setor.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo ISMA (International Stress Management Association), a falta de reconhecimento é o causador de estresse em 89% dos profissionais. No setor, porém, ser reconhecido demanda atitude, foco e determinação – portanto, não é um processo passivo. E adotando algumas ações, é possível alavancar a carreira e mostrar todo o potencial para a alta gestão e o mercado.
- Proponha soluções
Com tantas transformações acontecendo de forma acelerada, a rotina de uma organização de Saúde passa desafios múltiplos. Por exemplo, desenvolver novos serviços e formas de relacionamento com os clientes que estão cada vez mais empoderados. Portanto, a alta administração das instituições está em busca de pessoas que saibam não apenas resolver problemas, mas apresentar novas abordagens. E a transformação digital amplia as possibilidades nesse cenário.
- Desenvolva sua equipe
Uma liderança mais humanizada é um dos diferenciais para quem está em busca de reconhecimento na Saúde. Para tanto, o líder deve seguir alguns preceitos:
- Desenvolver as capacidades individuais dos liderados;
- Incentivar a criatividade;
- Reconhecer os acertos;
- Usar os erros como oportunidades de melhoria;
- Ser o exemplo de engajamento com as metas e objetivos da organização;
- Entenda o jogo
A Saúde está passando por um sólido processo de empresarialização. Novos serviços e demandas dos consumidores exigem dinamismo financeiro. Por isso, diversas organizações de Saúde estão entrando para a bolsa de valores. Portanto, a regra do jogo é clara: se ques ser reconhecido na Saúde, entregue resultados empresariais.
- Domine os processos
Os processos de gestão devem ser claros, condizentes com a realidade do negócio e das equipes que vão operá-los. Assim, os profissionais que buscam se destacar devem gerir, acompanhar e medir os processos constantemente.
- Network
Ter bons relacionamentos é fundamental para desenvolver uma carreira sólida. Os profissionais que querem ser reconhecidos têm ao seu redor pessoas que compartilham suas conquistas e resultados. Portanto, aposte nas relações profissionais e contribua para a divulgação dos resultados de outros profissionais. Afinal, a Saúde é um setor feito por pessoas que cuidam de outras pessoas.
Praticar essas e outras ações voltadas para o reconhecimento na Saúde é um ato de gestão. E quanto antes o profissional adotar essa postura, maiores serão as chances de ser reconhecido e se destacar no setor.
*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:
Sobre Roberto Gordilho
Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.
Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.
Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.